Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 24 de agosto de 2021

 


Os Correios colocam em circulação, nesta segunda-feira (23), a emissão comemorativa “Brasil nas Cortes de Lisboa”, a penúltima da série “Brasil, 200 anos de Independência”. Na quinta-feira, 2 de setembro, será realizada cerimônia de lançamento na Câmara dos Deputados, às 16h30, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.

A série foi criada pelos Correios em parceria com Câmara dos Deputados, em 2017, e se estende até 2022, ano do bicentenário da Independência. O quinto selo retrata a relação do Brasil com as Cortes de Lisboa.

História - Os vínculos entre as cortes lisboetas e a Primeira Assembleia Constituinte, de 1823, trouxeram o aprendizado do funcionamento das assembleias legislativas e das minúcias da rotina da vida parlamentar. Foi na participação cotidiana nos trabalhos parlamentares que os brasileiros tiveram acesso às atividades do parlamento moderno e deram os primeiros passos para a independência do Brasil.

A série “Brasil, 200 anos de Independência” já apresentou o Bicentenário da vinda de D. Leopoldina (2017), o Bicentenário da Aclamação de D. João VI (2018), o Bicentenário do retorno de José Bonifácio ao Brasil (2019) e o Bicentenário da Revolução Constitucionalista (2020).

O selo - A emissão traz a inscrição “Brasil, 200 anos de Independência” e a pintura “Sessão das Cortes de Lisboa”, de Oscar Pereira da Silva, que faz parte do acervo do Museu Paulista da USP. A imagem retrata a participação de representantes das províncias brasileiras na Assembleia em Portugal, em especial Antônio Carlos de Andrada, que aparece discursando, de pé. A arte é de Ely Borges e Isabel Flecha de Lima, que utilizaram a técnica de computação gráfica. 

Assessoria de Imprensa
Coordenação de Comunicação – CE/GCOM/DCORE
imprensace@correios.com.br

(85)  99808-8289 / 99978-2850



Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire