Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 10 de agosto de 2021

 


O Ceará planeja aplicar 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 na população cearense em dois dias, segundo afirmou nesta terça-feira (10), o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), em entrevista ao Bom Dia Ceará.

“Nós já começamos a negociar com os prefeitos para nós termos uma metodologia que em dois dias a gente aplique todas as doses que chegarão ao Ceará. Fazendo uma metodologia semelhante ao que a gente faz na eleição. Essa é a estratégia que estamos desenhando. Desta forma, 1,5 milhão de doses seriam aplicadas entre os dias 25 ou 26 e o dia 28 de agosto”.

A quantidade é referente à metade das doses que o Ceará comprou do Instituto Butantan, em São Paulo. No total, o Ceará comprou 3 milhões de doses. A segunda metade será aplicada nas mesmas pessoas, um mês depois, já que a vacina requer duas doses para garantir a imunização contra a doença.

“Fomos ao Butantan e negociamos a aquisição de três milhões de doses no dia 25. Isso para quê? Para repor o déficit que o Governo Federal tem com os estados do Nordeste com o Ceará principalmente. E também para que a gente possa cumprir a vacinação completa do cearense até o final de agosto”, completou Cabeto.

O Governo do Ceará e o Ministério Público afirmam que o estado tem recebido menos dose de vacina do que deveria receber, respeitando a proporção da população. Conforme o secretário da Saúde do Ceará, o Ministério da Saúde prometeu compensar o déficit de vacinas.

Novos lotes

Um lote com 154.440 doses da Pfizer, contra a Covid-19, chegou ao Ceará na noite desta segunda-feira (9). Conforme o governador Camilo Santana (PT), os imunizantes deste fabricante serão utilizados para aplicação da primeira dose.

"Recebemos nesta segunda-feira mais dois lotes de vacinas contra a Covid, com 228.240 doses no total. Foram 73.800 doses da CoronaVac, que será utilizada para D1 e D2; e 154.440 da Pfizer para aplicação de D1, segundo o Ministério da Saúde", afirmou.

Negociação com a Pfizer

Doutor Cabeto também afirmou que o Ceará está em negociação direta com a Pfizer para a compra da vacina contra a Covid-19, para aplicação do imunizante na população entre 12 e 18 anos.

"Tanto eu, secretário, como o governador, encaminhamos à Pfizer o desejo de compra, que na época não foi possível devido às aquisições diretas com o Governo Federal, que estava aguardando essas negociações. Agora estamos de novo tratando isso, espero em breve fazer a aquisição de outros fabricantes, entre eles a Pfizer", explicou o secretário.

Entre as vacinas com aplicação autorizada pela Anvisa no Brasil, apenas a Pfizer pode ser utilizada na população menor de idade.

"Isso faria com que a gente também imunizasse a população de 12 a 18 anos. Nós sabemos que, por enquanto, acho que a CoronaVac também vai ser autoriza, mas por enquanto entre 12 e 18 anos somente Pfizer", disse Cabeto.

(G1/CE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire