EUA executa novo ataque e mata dois alvos importantes do EI-K no Afeganistão

 


Os Estados Unidos realizaram outro ataque com drone no Afeganistão, neste sábado (28), e mataram dois alvos importantes do grupo extremista Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), também conhecido pela sigla em inglês Isis-K. O episódio aconteceu dois dias após o sangrento atentado em Cabul, em que a organização terrorista assumiu a autoria. 

"Posso confirmar que dois alvos importantes do EI morreram e outro ficou ferido" no ataque lançado no sábado de fora do Afeganistão, disse o general americano Hank Taylor. 

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, se negou a explicar se os alvos do ataque estiveram envolvidos diretamente no atentado de quinta-feira no aeroporto, que deixou mais de cem mortos, inclusive 13 militares americanos. "São organizadores e operadores do EI-K, essa é razão suficiente", respondeu o porta-voz em coletiva de imprensa. 

Na sexta-feira (27), militares americanos realizaram um ataque com drones contra um "estrategista" do EI-K. "O ataque aéreo não tripulado ocorreu na província afegã de Nangahar. As primeiras indicações são de que matamos o alvo", revelou o capitão Bill Urban, do Comando Central. 

Depois do ataque em Cabul, a crise mais grave da Presidência de Joe Biden, o presidente americano prometeu represálias. O ataque foi o golpe mais mortal contra o exército americano no Afeganistão desde 2011.
 
UOL

Postagens mais visitadas