Governador Camilo Santana e Deputado Bruno Pedrosa inauguram a primeira universidade pública da região de Ibiapaba

 


O deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) cumpre agenda, nesta quarta-feira (11/08), na região de Ibiapaba durante cerimônia de inauguração do Campus da Ibiapaba da Universidade Vale do Acaraú.

Essa é a primeira universidade pública da região, bandeira, luta e sonho antigo do líder político Tomáz Brandão, e partiu de uma discussão iniciada pelo deputado junto a Assembleia Legislativa como presidente da comissão da juventude, onde foram realizadas algumas audiências públicas.

A ideia inicial seria uma universidade federal, no entanto, o governador Camilo Santana se mostrou sensível a essa luta da juventude da Ibiapaba e atendeu esse pedido através da Universidade Vale do Acaraú.

Com o novo campus, universitários de nove municípios da região que antes precisavam viajar até duas horas por dia para participar das aulas em Sobral agora contam com uma opção de sede que exige no máximo a metade desse tempo de deslocamento. A unidade inaugurada beneficia, além de São Benedito, as cidades de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

A inauguração do campus da UVA na região da Ibiapaba é acompanhada do lançamento do edital do vestibular para os cursos que serão sediados no local. As provas estão previstas para 3 de outubro e o início das aulas está agendado para 25 de outubro.

Inicialmente, serão implantados os cursos de Administração e Pedagogia, com 40 vagas semestrais por curso. Pedagogia funcionará pela manhã, enquanto as aulas de Administração serão à noite. A oferta de cursos leva em consideração as características e demandas econômicas locais. Por isso, pela forte presença do agronegócio, está em estudo a inclusão futura de cursos como a graduação em Agronomia.

 

 

 

Postagens mais visitadas