Governadores do NE acusam Governo Federal de impor barreiras e decidem suspender compra da vacina Sputnik V







 

 Os governadores do Nordeste decidiram suspender a compra da vacina contra Covid-19 Sputnik V. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (5), pelo governador do Ceará, Camilo Santana. A informação foi repassada após a reunião entre o consórcio e o Fundo Soberano Russo. O acordo, que previa a compra de 37 milhões de doses da vacina foi suspenso pelo Governo da Rússia. O Ceará receberia 5,5 milhões dessas doses.


De acordo com Camilo Santana, a suspensão do acordo se deu devido as novas limitações impostas pela Anvisa e pelo Governo Federal, que desde o começo do processo de compra da Sputnik V “tem colocado barreiras para importação do imunizante”.


A Sputnik V está sendo usada em 69 países e tem eficácia comprovada de 91,6%. Segundo Camilo Santana, as barreiras colocadas pelo Governo Federal demonstram “lentidão no fornecimento de mais vacinas para os estados”. O Ceará busca, junto com o Instituto Butantã, a aquisição de mais de 3 milhões de doses da Coronavac.


O Ceará é um dos estados do Brasil que menos recebe vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. De acordo com o documento assinado pela Secretaria de Saúde, o Ceará recebeu o equivalente a 71,22% da sua população. Esse é o menor índice do Nordeste e o vigésimo terceiro do Brasil como um todo. E com base nisso, o Ministério Público do Ceará, o Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho entraram com uma Ação Civil Pública solicitaram o envio imediato de doses que deveriam ter sido encaminhadas ao estado.


A ação pede que seja enviado um total de 1 milhão 440 mil 932 doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para corrigir o déficit decorrente das doses enviadas a menos nos grupos prioritários de idosos e profissionais de saúde.

O POVO

Postagens mais visitadas