Você está em: CIDADE , IBIAPABA , IPU , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 10 de agosto de 2021

 


Localizada próximo da divisa com o estado do Piauí, a Chapada da Ibiapaba é um verdadeiro oásis com seu clima ameno, fauna rica e vegetação exuberante. Com todos esses atrativos, a região se destaca por seus contornos acentuados e pela presença de cachoeiras e bicas que fazem dela o cenário ideal para a prática de esportes em contato direto com a natureza, como voo livre, rapel, montanhismo e escaladas.

Com uma altitude média de 800 metros acima do nível do mar, a Ibiapaba também é marcada pela presença de muitos mirantes, de onde é possível avistar boa parte de suas belezas naturais e que dão nome a um roteiro que reúne os principais atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará: a rota Mirantes da Ibiapaba.

Nessa rota o visitante pode conhecer o Parque Nacional de Ubajara, Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, que abriga trilhas, cachoeiras e uma gruta com formações de estalactites e estalagmites, localizada em uma depressão de mais de 500 metros, onde é possível chegar por meio de trilhas ou da utilização de um teleférico. Pode, também, tomar banho na Bica do Ipu, citada no romance “Iracema” do escritor José de Alencar.

A Ibiapaba também guarda uma forte tradição indígena, que ainda hoje está presente, principalmente no artesanato e na gastronomia local. Outro destaque é o sítio histórico de Viçosa do Ceará, com mais de 70 casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pela relevância histórica e arquitetônica.

Na rota, também é possível conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que atrai fiéis de diversos locais do país ou a Igreja do Céu, com seus mais de 300 degraus.

Reconhecimento

Para o articulador do escritório do Sebrae/CE na região da Ibiapaba, Francisco Magalhães, a efetivação da Rota Mirantes da Ibiapaba como Circuito Turístico do Ceará é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido a alguns anos pelos empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas com o objetivo de fomentar o turismo na região.

“Desde as primeiras discussões para a criação da rota, o Sebrae tem buscado dar a sua contribuição tanto para a estruturação da rota, quanto na qualificação dos equipamentos que nela estão inseridos. A lei vem para ratificar e fortalecer ainda mais este trabalho que é feito a muitas mãos e que visa contribuir para o desenvolvimento da região da Ibiapaba como um todo”, afirmou Magalhães.

 

(Sebrae)

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire