MPCE sofre ataque hacker e retira site do ar por prevenção

 


O Ministério Público do Ceará (MPCE) sofreu um ataque hacker na tarde desta quinta-feira, 9. Por prevenção, órgão precisou desligar o Centro de processamento de dados, conhecido como Data Center. Com isso, o site e a intranet da instituição ficaram fora do ar por algumas horas. Serviço foi normalizado por volta das 15h20min de hoje, mas site ainda aparenta instabilidade. 

Segundo informações iniciais, dadas ao O POVO por uma fonte com identidade preservada, o ataque ao sistema do órgão estadual teria ocorrido por volta das 13 horas. Ao identificar a invasão, entidade desligou o Data Center por prevenção, em busca de avaliar melhor o ataque.

Funcionários teriam ficado sem acesso à Intranet, aos e-mails institucionais e ao SAJ, sistema de consulta de processos. Procurada pelo O POVO, assessoria do órgão confirmou informação por meio de nota, onde destacou que houve o desligamento do Data Center de forma preventiva.

"Por conta de um ataque externo à rede de informática do MPCE, a Secretaria de Tecnologia de Informação (Setin) desconectou preventivamente o Data Center, impedindo o acesso aos sistemas, como SAJ-MP, além do site e intranet. A conexão à internet no prédio da PGJ também está indisponível no momento. Em breve, daremos novas informações", disse entidade. 

Logo após o envio da nota, por volta das 15h20min, o MPCE informou que o serviço já havia voltado à normalidade e que todos os sistemas tinham retornado com o funcionamento. No entanto, o site da instituição caiu minutos depois. Órgão afirmou que plataforma é a única que aparenta estar vulnerável.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas