Prefeito não poderá ser candidato em outra cidade nas eleições seguintes

 


Loc: mais um projeto da reforma política foi aprovado nesta quarta-feira pela comissão de constituição e justiça do senado.

Loc: é o que impede um prefeito de ser candidato em outra cidade nas eleições municipais seguintes. A reportagem é de adriano faria:

Um prefeito está no segundo mandato e não pode concorrer a mais uma reeleição. Mas durante o segundo mandato ele transfere o título de eleitor para uma cidade vizinha e pode disputar uma terceira eleição consecutiva como prefeito, só que em outro município. É para acabar com essa prática que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto que impede prefeitos e vice-prefeitos de se candidatarem, nas eleições seguintes, em outro município. Sugerida pela Comissão da Reforma Política, a proposta acaba com a figura do prefeito itinerante, segundo o relator, José Pimentel, senador do PT do Ceará. Pimentel queria ir além: na opinião dele, o prefeito que transfere o título para outra cidade deveria perder o mandato. (PIMENTEL) Fica a grande dúvida: quando ele transfere o seu título, ele perde a condição de eleitor daquele município e foi eleito. Como é que isso pode ser superado? Essa é uma matéria que também está sendo discutida não neste projeto, mas em outros projetos. 

(REPÓRTER) O projeto é o primeiro da reforma política que vai ser encaminhado para a Câmara dos Deputados. A CCJ já havia aprovado mudanças nas regras de suplentes de senadores, mas essa proposta terá passar pelo plenário do Senado.

1.       Loc: também nesta quarta, a comissão de constituição e justiça iniciou a discussão de mais três itens da reforma política.

Loc: ficou para a semana que vem a votação da proposta que permite coligações apenas nas eleições majoritárias, para senador e cargos executivos; da que estabelece o mandato de cinco anos para o presidente da república, os governadores e os prefeitos e da que acaba com a reeleição para esses cargos.

Radio Senado

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas