SEMA capacita brigadistas em Sobral

 


A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) capacitou colaboradores da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral – AMA como Brigadistas Florestais de prevenção e combate a incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará apoiou esta capacitação tão importante para o cenário de adversidade climática do segundo semestre.

Na abertura do curso esteve presente o superintendente da AMA de Sobral, Erlânio Matoso de Almeida, representando a Prefeitura Municipal.

O técnico Leonardo Borralho, coordenador do PREVINA no âmbito da SEMA, esteve à frente dos trabalhos de instrução prática de combate a incêndio, juntamente com os instrutores Lourival Carvalho (Sema), Tenente Loreto (Corpo de Bombeiros) e João Rafael Muniz.

O curso prossegue até o dia 17 de setembro, com carga horária de 40 horas/aula. As instruções teóricas realizaram-se dia 13, no Centro de Convenções e as atividades práticas terão lugar no Horto Municipal de Sobral localizado no Serrote da Piaba, Distrito de Bonfim.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizou anteriormente, dia 9, no Parque da Cidade, o Teste de Aptidão Física (TAF) para os servidores inscritos. Os 26 candidatos tiveram que fazer um percurso de 2.400 metros carregando a bomba de água de 24 litros, em até 30 minutos, para finalizar o teste.

A brigada municipal será composta por servidores da autarquia (AMA), para desempenhar as atribuições de brigadista florestal. A brigada de prevenção e combate a incêndios exercerá suas atribuições, prioritariamente, nas dependências da AMA, bem como em parques, praças, jardins e unidades de conservação de responsabilidade do órgão ambiental.

Postagens mais visitadas