Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 28 de outubro de 2021





Os municípios de Monsenhor Tabosa (Vale do Jaguaribe) e Pedra Branca (Sertão Central) estão em situação crítica e outras nove precisam manter a reserva atual até a próxima quadra chuvosa. A informação é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Nestas duas cidades, a Cogerh providenciou a perfuração de poços e a visita de carros pipas. Cidades como Aquiraz e Guaiuba na Região Metropolitana de Fortaleza como também Tauá, no Sertão dos Inhamuns devem manter suas fontes de água até a próxima quadra chuvosa que deve começar no início de fevereiro.

A Cogerh monitora 155 açudes e a situação hídrica do Ceará se encontra abaixo dos 25%. O Governo do Estado informou ainda que existe um comitê que monitoria a situação dos principais reservatórios do estado e que regiões mais críticas são visitadas por profissionais do órgão quinzenalmente.

Situação de emergência por seca e estiagem

No início de outubro, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, reconheceu que 40 cidades cearenses em situação de emergência por seca e estiagem.

Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, a estiagem é um período prolongado no qual há ausência ou baixa incidência de chuvas, com perda de umidade de solo. Já a seca é um período de tempo seco, prolongado e que causa desequilíbrio hidrológico.

Entre as cidades cearenses, oito estão em situação de emergência por seca e 32 municípios são por conta da estiagem.

Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios afetados por desastre natural podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas ao socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

G1

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire