Morre, aos 75 anos, o autor Gilberto Braga






O autor de novelas Gilberto Braga morreu na noite desta terça-feira, 26, aos 75 anos. De acordo com o blog de Ancelmo Gois, no site do jornal "O Globo", o escritor carioca estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com Alcelmo Gois, Gilberto Braga passou a enfrentar, nos últimos dias, uma infecção sistêmica a partir de uma perfuração de esôfago, sem conseguir resistir às complicações. O autor era casado com o decorador Edgar Moura Brasil; os dois estavam juntos há mais de 40 anos.

Nascido no Rio de Janeiro, Gilberto Braga completaria 76 anos no próximo dia 1º de novembro. O autor fez faculdade de Letras na PUC e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa, também na capital fluminense. Depois, se tornou crítico de teatro e cinema do jornal “O Globo”. Estreou na Rede Globo como autor em 1972, com uma adaptação de “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas, para um “Caso especial”. Sua primeira experiência em telenovela foi com “Corrida do ouro”, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com “Escrava Isaura”. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos não só de sua carreira, mas da televisão brasileira: “Dancin’ Days”. Sua estreia em minisséries foi com “Anos dourados”, em 1986.

No currículo como autor da telegramaturgia, Gilberto Braga destacou-se por vilões inesquecíveis, como Olavo (Wagner Moura) e Bebel (Camila Pitanga), de “Paraíso tropical” (2007), atualmente em reprise no Canal Viva; Laura (Claudia Abreu), de “Celebridade” (2003); e os inesquecíveis Odete Roitman (Beatriz Segall) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria) de “Vale tudo” (1988).

extra

Postagens mais visitadas