Polícia Civil deflagra 2ª fase da “Operação Hasta” e prende sete pessoas em Fortaleza e Itatira

 


Em mais uma ação de combate aos crimes de corrupção ativa e passiva e fraudes em licitações, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) deflagrou, nessa quinta-feira (21), a 2º fase da Operação Hasta. As ofensivas ocorreram, simultaneamente, em Fortaleza e Itatira na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. As investigações apuram ainda crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.  Ao todo, sete pessoas foram presas.

A ofensiva, que é coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), iniciou nas primeiras horas da manhã de hoje (21), e contou com 90 policiais civis que deram cumprimento a mandados de prisão preventiva, que resultou nas capturas de sete pessoas por força de mandados de prisão preventiva.

O objetivo foi retirar de circulação os investigados e impedir que eles continuem a dilapidar o patrimônio publico através de crimes. A Polícia Civil segue com as apurações no intuito de capturar outras pessoas envolvidas nos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os trabalhos seguem na Capital e no Interior Norte.

Hasta

O nome da operação faz alusão a uma expressão de origem árabe que significa “sob a lança”, o que quer dizer que debaixo da lança nada deveria ser oculto, não podendo haver suspeitas em um contrato ou em um negócio. Os trabalhos policiais focaram um grupo comandado por membros da mesma família que beneficiava terceiros, popularmente conhecidos como “laranjas”, para fundarem e/ou assumirem empresas que concorriam e ganhavam licitações milionárias nos municípios investigados. As investigações apontam que o grupo teria movimentado R$ 132 milhões nos últimos oito anos.

Na primeira fase, os trabalhos policiais resultaram no sequestro de 38 veículos e de um imóvel, bem como o bloqueio de R$ 2 milhões em ativos financeiros de centenas de contas bancárias relacionadas aos alvos da investigação. Ainda durante as ações, duas pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de falsificação de moeda, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

 

(SSPDS)

 

Postagens mais visitadas