Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 31 de dezembro de 2021


Mesmo sem registrar um grande número de casos confirmados de infecção de Covid-19 pela variante Ômicron, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) não descarta a possibilidade de a nova cepa já ter transmissão comunitária no Ceará. Até o momento, o Estado possui três casos confirmados da Ômicron. "É possível, ainda vamos confirmar essa informação, que a variante já esteja circulando de forma comunitária no Ceará. Ela é muito mais transmissível", informou Ricristhi Gonçalves, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, nesta quarta, 29.

Para a secretária, é primordial que as pessoas sigam mantendo as medidas de proteção sanitária, além de seguirem o quadro vacinal contra a Covid-19 de forma completa, o que inclui as doses de reforço, que já estão sendo ofertadas no Estado. "São essas as recomendações para frear a expansão das síndromes gripais no Ceará."

O termo "transmissão comunitária" é usado para indicar ocorrência de casos quando já não é possível identificar a origem daquela contaminação, o que sinaliza que o vírus já circula sem nenhuma restrição entre as pessoas.

Até o momento, os três casos confirmados no Ceará foram detectados na Capital cearense, em viajantes. No restante do Brasil, capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre confirmaram a transmissão comunitária da nova variante.

Por meio do sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), o Estado possui a capacidade de identificar quais variantes circulam em território cearense.

 O POVO

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire