Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 23 de dezembro de 2021

 


O número de casos confirmados da Influenza A H3N2 subiu de 18 para 40 em uma semana. A informação foi dada nesta quinta-feira (23) pela secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ricristhi Gonçalves. Ao todo, conforme a gestora, já foram identificados 174 casos de Influenza A, dos quais 40 são provocados pelo vírus da H3N2.

O crescimento no número de casos ocorre em meio a diversos surtos desta cepa da gripe em, pelo menos, nove estados do Brasil. Em Fortaleza, o número de atendimentos por síndrome gripal nas UPAs subiu 484% quando comparado ao dia 1º de dezembro e o dia 21 de dezembro.

"Estamos tendo em todo o Ceará um aumento das síndromes gripais por várias etiologias, temos vários vírus respiratórios circulando. Dentre esses vírus, além da Covid, que ainda tem circulando no Ceará, o vírus da Influenza A H3N2, que já tá acontecendo em alguns estados do país. Aqui no Ceará também já detectamos casos", afirmou a secretária executiva.

Segundo ela, "no caso da influenza, temos uma vacina, encerramos uma campanha em agosto, mas os municípios ainda têm unidades nas câmaras refrigeradas e nas salas de vacinas municipais".

Ricristhi ressaltou ainda a importância de os grupos prioritários se vacinarem contra a gripe. Estão neste público idosos, crianças, grávidas e pessoas imunossuprimidas. A cobertura vacinal contra a gripe no Ceará em 2021 foi a menor dos últimos 23 anos.

Apesar disso, o que vem causando surtos no Rio de Janeiro e em São Paulo, conforme especialistas, é uma variante que não é coberta pelo imunizante da Campanha Nacional de Imunização feita neste ano.

 

 

(G1/CE)

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire