Você está em: IBIAPABA , REGIONAL // Notícia de Fagner Freire // 17 de dezembro de 2021

 


A chuva registrada na sede de Tianguá, na noite desta segunda-feira (6), foi a maior da série histórica do município, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com 170 milímetros, o acumulado superou os 140 mm ocorrido entre os dias 14 e 15 de abril de 1974.

As chuvas ocorridas no dia de ontem na macrorregião da Ibiapaba – área que estava sob previsão de precipitações – foram causadas, principalmente, por áreas de instabilidades associadas à presença de um sistema chamado de cavado em baixos níveis, além da brisa marítima – que é a corrente de ar que sai do oceano para o continente -, além de efeitos locais, tais como temperatura, relevo e umidade mais elevada. 

Esse cenário favorece ainda a formação de nuvens convectivas do tipo Cumulonimbus, que causam chuvas intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e com grandes acumulados em poucas horas.

Previsão

Para esta terça-feira (7), a Funceme aponta baixa possibilidade de chuva na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no norte da região Jaguaribana e do Sertão Central, principalmente entre tarde e noite. As precipitações esperadas para hoje são em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano, além de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Elas tendem a ser de forma isolada e com intensidade variando de fraca a moderada. 

Já para quarta (8), neste momento, a tendência é de baixa possibilidade de chuva no período da madrugada/início da manhã no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Na Ibiapaba, a chance de precipitação é no período da tarde/noite.

 

(Funceme)  

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire