Ceará pode perder empregos, indústrias, eólicas e produção agrícola na disputa de terras com o Piauí

 


Empresários da região da Ibiapaba, no Ceará, estão ficando cada vez mais preocupados com a situação do litígio de disputa de territórios entre Ceará e Piauí.

A principal angústia está relacionada ao impacto aos negócios, que poderão fechar em casos de mudanças de sistemas tributários ou relações com o poder público, o que pode levar ao fechamento de várias iniciativas importantes nessas localidades.

Segundo a avaliação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a região pode perder potenciais turísticos, industriais, de energias renováveis, comércio e serviços caso os territórios sejam integrados ao estado vizinho.

De acordo com Cleyber Nascimento, analista de políticas públicas do Ipece, a principal perda seria no setor do agronegócio, com um número considerável de estabelecimentos na região passando a integrar o Piauí.

Mas há outras que precisam ser consideradas, segundo ele, como os equipamentos feitos pelo Governo do Estado, que poderão ser perdidos, assim como outros pontos de infraestrutura, como rodovias, e até mesmo um importante reservatório de recursos hídricos, como o Açude Jaburu.

"Esses municípios têm um potencial muito grande para o setor agropecuário, além disso, o Ceará e os municípios vêm mantendo iniciativas de educação, então temos estradas, hospitais, escolas que podem ser perdidas", disse.
 
 
O POVO

Postagens mais visitadas