A primeira vacina contra a Covid-19 em uma criança foi aplicada nesta segunda-feira (17/01), no município de Ipu, região da Ibiapaba. Carlos Henrique Tavares da Silva, de 11 anos, morador do bairro Pedrinhas, foi a primeira criança a ser vacinada na cidade.
Nesse primeiro momento está sendo aplicado 50 doses pediátricas da vacina Pfizer, contra a covid-19 para crianças de 11 anos cadastradas na Plataforma Saúde Digital do Governo do Estado. A vacinação ocorreu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Ipu de 8h às 12h com uma lista nominal divulgada pelo Ipu Notícias.
O secretário de saúde lembra que para ampliar os números de doses aplicadas e recebidas, os pais ou responsáveis devem realizar o cadastro no Saúde Digital e aguardar o agendamento. "Reitero a importância de os pais ou responsáveis cadastrarem as crianças no Saúde Digital.”, lembrou Sebastião Rufino.
A vacina utilizada neste público é a da Pfizer. Diferente do que é aplicado nas pessoas a partir de 12 anos, que recebem 0,5 mL, nas crianças a dosagem é de apenas 0,2 mL. Até o momento, a vacina da farmacêutica norte-americana é a única liberada pela autoridade sanitária para ser aplicada nesta faixa etária.
A vacinação segue sendo o meio mais eficiente para proteger a população contra o Coronavírus. Assim como foi com as vacinas para pessoas com 12 anos ou mais, o imunizante pediátrico também passou diversos estudos e testes até que fosse confirmada sua segurança para aplicação na população.
A Secretaria de Saúde de Ipu pede que aguardem as próximas chamadas e agendamento é normas para que todos sejam vacinados conforme as remessas de doses foram chegando no município.