Inmet emite novo aviso de fortes chuvas para todo o Ceará

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso de chuvas intensas para o Ceará, nesta terça-feira (4). A previsão abrange todo o Estado que está sob risco de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de vento, pelo menos até as 10h desta quarta-feira (5).

No último dia 28 de dezembro, um outro aviso do Instituto também previa ventos e chuvas intensas em quase território do estado.

O aviso de nível "amarelo", cobre todo o território cearense e significa perigo em potencial em consequência das chuvas. (veja mapa acima)

Alerta amarelo: todo território cearense

O aviso de chuva intensa e perigo potencial para quase todo o território do Ceará. Foi publicado às 10h desta terça-feira e vale até quarta-feira (5), às 10h.

Riscos potenciais:

  • Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia;
  • Ventos intensos, de 40km/h a 60 km/h;
  • Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:

  • Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.
  • Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  • Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência. 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas