Integrante de grupo criminoso que figurava o Programa Estadual de Recompensa da SSPDS é preso pela Polícia Civil

 

ais um homem que integrava a lista do Programa Estadual de Recompensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi capturado, nessa terça-feira (4), no município de Barreira – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. Francisco Edson Pereira Lima, 25 anos, conhecido como “Dragão”, é apontado como integrante de um grupo criminoso com atuação nos bairros Siqueira e Bom Jardim (AIS 2). A captura ocorreu após um trabalho realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

O homem foi preso no município de Barreira após diligências de policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Conforme apuração, o suspeito foi capturado em 2020, durante investigações da especializada, porém ele passou por audiência de custódia e foi colocado em liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica.

Ainda conforme apuração, após a conclusão do inquérito, foi expedido um mandado de prisão preventiva contra ele, mas o homem já tinha fugido. Diante disso, ele foi incluído na lista do Programa Estadual de Recompensa e preso nessa terça-feira (11). “Dragão” é investigado por integrar organização criminosa e possui antecedentes pelos crimes de roubo e homicídios, posse e porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas, além de crimes de trânsito, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.

Programa Estadual de Recompensa 

Com a prisão de Francisco Edson, sobe para 13 o número de presos que figuravam na lista de recompensa da SSPDS. Outros 11 nomes seguem incluídos na lista e tiveram suas informações atualizadas pelo Governo do Ceará, no final do ano passado. Todos os indivíduos são suspeitos de integrarem grupos criminosos atuantes no Estado, além de possuírem passagens por diversos crimes. As quantias, que serão destinadas ao pagamento de pessoas que forneçam informações que auxiliem nas capturas dos investigados, variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

Para saber quem ainda se encontra na lista de recompensa, basta acessar o  link

Confira todos os presos que integravam a lista do programa de recompensa da SSPDS:

De todos os alvos incluídos no Programa Estadual de Recompensa, instituído em 2019, 13 já foram localizados, sendo uma mulher e 12 homens. Seis homens foram capturados em outros estados da Federação. As localizações ocorreram no Piauí (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (3). A única mulher incluída na lista e que já está presa foi capturada em Jijoca de Jericoacoara, no litoral cearense. Os demais presos foram localizados em Barreira, Fortaleza e Sobral.

1. Francisco Cilas de Moura Araújo, o “Mago”: foi preso no dia 7 de julho de 2020, em Teresina (PI), em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará.

2. Alban Darlan Batista Guerra: localizado no dia 31 de julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), após troca de informações entre as Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro, sobre o paradeiro do foragido. Morreu em confronto com policiais civis do Rio de Janeiro.

3. Lindemberg Vieira Viana, o “Detento”: preso no dia 13 de novembro de 2020, em Itaitinga (CE), em operação da Polícia Civil do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará.

4. Almerinda Marla Barbosa de Sousa, a “Irmã Ruiva”: presa no dia 20 de novembro de 2020, em Jijoca de Jericoacoara (CE), em uma operação da Polícia Civil do Ceará.

5. Eupídio Fernandes da Rocha, o “Abel”: preso no dia 7 de fevereiro de 2021, em uma pousada no bairro Ponta Negra, na cidade de Natal (RN), pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

6. Paulo Diego da Silva Araújo, o “Dino”: preso no último dia 9 de maio de 2021, em uma residência na cidade de Salto, em São Paulo,pela Polícia Civil do Ceará. Dino estava com mandado de prisão em aberto e é investigado por integrar uma organização criminosa com atuação no narcotráfico, além de arquitetar ações criminosas contra o patrimônio público e privado no Ceará.

7. Antônio Josivan Lopes Silva (30): homem apontado como autor do homicídio que vitimou o escrivão da PCCE, Aloizio Alves de Lima Amorim, em Tauá. Ele foi preso no dia 6 de junho de 2021, em um imóvel na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, após 37 dias de diligências ininterruptas.

8. Alisson de Queiroz Garcia (30), o “Koka”: preso em um imóvel no bairro Bom Jardim (AIS 2) de Fortaleza, no dia 19 de junho de 2021. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Durante a captura, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, uso de documento falso e falsa identidade.

9. Gilderlan Soares Granja (29), vulgo “Condadinho”, foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará, no dia 28 de junho de 2021, em São Paulo. O homem, apontado como chefe de organização criminosa com atuação no Vale do Jaguaribe, estava com cinco mandados de prisão em aberto e possui seis passagens por homicídio, roubo, estelionato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito.

10. Daniel Oliveira da Silva (38), o “Daniel Trator”, foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, em Fortaleza. O suspeito figurava na lista dos mais procurados do Estado, sendo suspeito de chefiar uma organização criminosa na Comunidade Rosalina. Ele possui antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas.

11. Marcos Batista Ferreira Mendes (40), conhecido como “Marquim Coragem”, era considerado foragido da Justiça cearense até ser localizado e preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em outubro de 2021, em Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Ele é apontado como integrante de grupo criminoso atuante na Região Norte do Estado e havia sido incluído no Programa Estadual de Recompensa do Governo do Ceará. “Marquim Coragem” possui diversas passagens por homicídio doloso, latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores.

12. Wandeson Delfino de Queiroz (24), conhecido como “Interior”, é apontado como chefe de um grupo criminoso e o responsável pelas mortes de sete pessoas, registradas em novembro de 2020, no município de Ibaretama (AIS 20). Foi preso pela Polícia Civil, em novembro do ano passado, em Fortaleza.

13. Francisco Edson Pereira Lima, 25 anos, o “Dragão”, é apontado como integrante de um coletivo criminoso com atuação nos bairros Siqueira e Bom Jardim. A captura ocorreu após um trabalho realizado por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Ele foi preso no município de Barreira, no Ceará.

 

(SSPDS)

 

Postagens mais visitadas