Quinta-feira de muita chuva em quase todo o território de Ipu (CE); 100mm de dados não oficiais

 

Fluviômetro da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ipu

Dados oficiais e não oficiais registraram muita chuva desde as primeiras horas desta quinta-feira (27/01) em todo o território do município de Ipu, na região da Ibiapaba, noroeste do estado do Ceará.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no distrito de Flores foi registrada oficialmente o volume de 13 mm. Ainda segundo o órgão já foi registrado nos 27 primeiros dias do ano um volume de água de 216.5 no posto Flores; 174 mm no posto sede.; 195 mm no posto Damião; 183 mm (Marruás dos Paiva) e 98 mm no Posto São João.

Dados não oficiais registra na sede do município o acumulado de mais de 100 mm durante todo o dia (27) na sede do município de Ipu (CE). Na madrugada foi registrado 40 mm e no fim da tarde para noite 65 mm.

O mês de janeiro já é considerado o mais chuvoso dos últimos seis anos no Ceará. 

Dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que até esta quinta-feira, 27, o volume médio de precipitações no Estado havia chegado a 142,2 milímetros (mm). O índice é o maior desde de 2016, ano em que foram registrados 189,6 mm. Contudo, como restam quatro dias para o fim do mês, é possível que ainda haja crescimento do acumulado atual. 

Segundo a Funceme, os volumes de chuva registrados em janeiro são positivos em todas as macrorregiões do Ceará.  Para este ano a Funceme prevê que, entre fevereiro e abril — três primeiros e mais importantes meses da quadra chuvosa —, o volume de precipitações no Estado tem 40% de chances de ficar acima da média histórica para o período. A possibilidade de chuvas escassas é de apenas 20% no mesmo intervalo.

 

 

 

Postagens mais visitadas