Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 24 de fevereiro de 2022




Após sete anos em obras de modernização com atrasos na entrega, o Bondinho de Ubajara foi reinaugurado nessa terça-feira, 22. Um dos principais atrativos turísticos da região da serra da Ibiapaba, o teleférico deve aumentar em 50% a quantidade de visitantes no Parque Nacional de Ubajara, onde é localizado.

O equipamento, inaugurado em 1976, teve o funcionamento suspenso para obras de reforma e modernização em 2015. O parque é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral cuja responsabilidade da administração é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Durante o evento, o governador Camilo Santana (PT) ressaltou a importância do teleférico para o turismo na região. “(O parque) não deixa a desejar a nenhum no mundo. É um patrimônio e uma geração de riqueza e renda. Não tenho dúvidas que passaram milhares de turistas passarão a visitar e isso significa mais oportunidades para as pessoas de Ubajara e da região da Serra da Ibiapaba”, comemorou.



Camilo comentou ainda os sucessivos atrasos na execução e entrega obra. “Peço até desculpas pela demora, já estava angustiado por não inaugurar. Tivemos dificuldade com as empresas porque não é fácil empresa no Brasil que tenha especialidade com esse tipo de equipamento. Depois, veio a pandemia”, disse.



Perspectivas com a reabertura

Gilson Mota, chefe do Parque, faz projeções sobre o fluxo de visitantes no local após a reinauguração. “Hoje, a gente recebe em torno de 70 mil, 80 mil visitantes. Acreditamos que, com o teleféricos, podemos chegar até a 150 mil quando estiver em seu pleno funcionamento pós-pandemia. Nesse primeiro momento, acho que de 30% a 40%”, projeta, ressaltando o impacto positivo no município e na região da Ibiapaba. Em momento posterior, ele acredita que o fluxo de visitantes pode chegar a duplicar.

Glauber Augusto Lira Sousa, titular da Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Esporte de Ubajara, destaca que o trade do turismo vinha se preparando para a reabertura. “Tivemos a inauguração de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, a parte de artesanato também. E recebemos a solicitação para a construção de novos (empreendimentos). Durante a própria pandemia teve aumento. Temos mais de 30 hotéis e pousadas, é a maior rede de hotelaria da Ibiapaba”, afirma. 
 
 
O POVO
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire