
O equipamento, inaugurado em 1976, teve o funcionamento suspenso para obras de reforma e modernização em 2015. O parque é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral cuja responsabilidade da administração é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Durante o evento, o governador Camilo Santana (PT) ressaltou a importância do teleférico para o turismo na região. “(O parque) não deixa a desejar a nenhum no mundo. É um patrimônio e uma geração de riqueza e renda. Não tenho dúvidas que passaram milhares de turistas passarão a visitar e isso significa mais oportunidades para as pessoas de Ubajara e da região da Serra da Ibiapaba”, comemorou.
Perspectivas com a reabertura
Glauber Augusto Lira Sousa, titular da Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Esporte de Ubajara, destaca que o trade do turismo vinha se preparando para a reabertura. “Tivemos a inauguração de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, a parte de artesanato também. E recebemos a solicitação para a construção de novos (empreendimentos). Durante a própria pandemia teve aumento. Temos mais de 30 hotéis e pousadas, é a maior rede de hotelaria da Ibiapaba”, afirma.
