Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 4 de março de 2022

 O Açude do Rosário, no município de Lavras da Mangabeira, na Região do Cariri, sangrou na última segunda-feira, 28(foto: Divulgação/Cogerh)

O Açude do Rosário, no município de Lavras da Mangabeira, na Região do Cariri, sangrou na última segunda-feira, 28. O reservatório foi o segundo açude a sangrar no Ceará em 2022, conforme dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O primeiro foi o açude Germinal, na cidade de Palmácia, a 66,2 quilômetros de Fortaleza.

Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, nesta quinta-feira, 3, o gerente da Cogerh, Alberto Medeiros, comenta sobre a situação dos reservatórios na região do Cariri neste ano. Conforme Medeiros, a região possui conforto de reserva hídrica humana nos principais reservatórios da região durante 2022 e boa parte de 2023.

“Aqui na Bacia do Salgado, todos os nossos reservatórios estão em uma situação de relativo conforto em relação ao abastecimento humano. Todos que a gente monitora, os açudes estratégicos, que são responsáveis pelos abastecimento humano de sedes municipais, todos têm garantia de abastecimento mínimo durante o ano de 2022 e boa parte de 2023”, disse.

Ainda segundo o gerente da Cogerh, o açude Rosário, segundo a sangrar, tem garantia de abastecimento até o final do ano de 2026. Medeiros comenta que na Bacia do Salgado ainda não há nenhum reservatório que venha a causar preocupação referente ao abastecimento humano.

Principais açudes do Ceará

Conforme dados da Cogerh, consolidados nesta quinta-feira, 3, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do País, tem atualmente 8,35% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do Estado, com 22,42%. O Banabuiú se encontra com 8,06%. O Estado tem seis açudes com volume acima de 90% e 71 reservatórios com volume inferior a 30%.

 

(O Povo)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire