
Em alusão aos 18 anos completados no dia 12 de março, o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou uma solenidade na sua sede, no bairro Alagadiço, em Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (17). O evento contou com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira. Durante a solenidade, foram entregues ainda as comendas “Amigos do Raio”.
Em sua fala, Sandro Caron enalteceu os resultados e o trabalho realizado por todos os profissionais de segurança. “Esse grupo é um exemplo de grande efetividade, um grupo de grande destaque. Quero destacar que 99% dos resultados que alcançamos é por meio do trabalho de vocês, que estão nas ruas, e 1% é trabalho nosso. O trabalho de Polícia é trabalho em equipe e de todo o sistema de segurança, e, principalmente, dos homens e das mulheres que estão nas ruas, no CPRaio, no Policiamento Ostensivo Geral, na Polícia Civil, na Perícia Forense e no Corpo de Bombeiros. Então, parabéns a todos vocês!”, disse.
Já o coronel comandante-geral da PMCE e fundador do CPRaio, Márcio Oliveira, que recebeu uma homenagem especial na ocasião, falou sobre o orgulho de ver o comando em todo o Ceará, sendo um exemplo para as polícias no Brasil e também para além das fronteiras. Ele destacou que hoje o CPRaio é o maior unidade operacional de policiamento em motocicletas da América Latina.
“Eu tenho a honra de ter participado, juntamente com outros oficiais e praças, da gênesis desse projeto, que ganhou envergadura e corpo no cenário da Segurança Pública do Ceará, no fortalecimento do sistema de segurança através do reconhecimento e da credibilidade que a sociedade cearense depositou e deposita nesse grande comando”, destacou o comandante-geral da PMCE. O oficial foi homenageado durante a solenidade em razão de ser o fundador do Raio.
O atual comandante do CPRaio, coronel Kilderlan Sousa, deixou um recado a todos os cearenses, especialmente àqueles que acompanhavam o evento por meio das redes sociais. “Cidadão cearense, você que nos assiste, neste momento, todos os dias e todas as horas, a Polícia Militar está presente neste Estado, trabalhando diuturnamente para trazer a tranquilidade e a paz social que vocês, cearenses, merecem”, destacou o coronel Kilderlan.
Amigos do Raio
Os homenageados com a comenda “Amigos do Raio” foram: o secretário da SSPDS, Sandro Caron; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; o secretário de Esportes, Rogério Nogueira Pinheiro; o superintendente de Obras Públicas (SOP), Francisco Quitino Vieira Neto; a engenheira da SOP, Narah Rakel Diógenes; o assessor especial de articulação política, Heide Gomes Ferreira; o coordenador de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza, Ecleidson Barbosa Fragoso; e o design gráfico, Valdiano Araújo Macedo.
Sobre o CPRaio
A unidade especializada, nasceu dia 12 de março de 2004, e contava com 16 policiais militares e oito motocicletas. Atualmente, o CPRaio conta com bases em 58 cidades cearenses. O CPRaio possui, hoje, 2.721 militares, 1.673 motos e 126 viaturas. A expansão aconteceu durante a gestão do governador Camilo Santana para reforçar a segurança da Grande Fortaleza e do interior do Estado. A unidade é a maior de motopatrulhamento do país e da América Latina e recebe policiais de vários estados para serem treinados. A formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo assim, alto grau de destreza e segurança, durante as ações e operações de patrulhamento tático.
FONTE: SSPDS
Assessoria de Comunicação da PMCE


