Fies: um em cada três estudantes do Ceará que aderiram ao financiamento está inadimplentes

 Estudantes que estiverem inadimplentes podem aderir ao programa de renegociação de dívidas do Fies. — Foto: UEL/Divulgação

Um em cada três estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) junto a instituições de ensino no Ceará estão inadimplentes há mais de 90 dias. Os dados foram divulgados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, e consideram o total de contratos firmados pelas instituições.

De acordo com o FNDE, dos 125.212 contratos firmados, 42.272 estão inadimplentes há mais de 90 dias, ou seja, 33,7% de todos os estudantes que usaram o Fies ainda não conseguiram iniciar o pagamento. Nesta segunda-feira (7), o Governo Federal abriu um programa de renegociação das dívidas do Fies com descontos que vão de 12% a 92% do valor a ser pago. (Leia as regras mais abaixo)

Conforme os dados do FNDE, 67,4% dos contratos firmados pelas instituições de ensino no Ceará estão em amortização (em processo de pagamento). Veja os números:

  • Número de contratos firmados no Ceará: 125.212
  • Contratos em amortização (processo de pagamento): 84.471
  • Inadimplentes há mais de 90 dias: 42.272

Os estudantes que estão inadimplentes podem renegociar as suas dívidas com o Banco do Brasil ou com a Caixa, com descontos de até 92%, desde esta segunda-feira (7). Segundo o Ministério da Educação, cerca de 1 milhão de estudantes estão endividados no Fies em todo o Brasil.

Quem tem contrato com a Caixa, pode consultar se tem direito à renegociação pela internet. Quem tem o contrato no Banco do Brasil pode renegociar pelo aplicativo ou pelo site do banco, com a opção de ir presencialmente em uma agência. 

 

(g1)

 

Postagens mais visitadas