Jovem é imobilizado após reclamar de guarda que assobiou para sua namorada

 Depois de reclamar de um guarda municipal que assobiou para sua namorada, um jovem foi imobilizado de forma violenta pelos agentes, causando revolta em pessoas que acompanhavam a situação; veja o vídeo(foto: Reprodução)

Um jovem foi imobilizado de forma violenta por vários guardas municipais em São Vicente, no litoral de São Paulo, depois de ofender um agente que assobiou "fiu fiu" para sua namorada. Testemunhas que estavam próximas ao local, confirmaram que o rapaz foi abordado de forma violenta pelos guardas. As informações e imagens foram obtidas pelo portal g1. 

A prefeitura, por outro lado, afirmou em nota que ele desacatou e agrediu fisicamente os agentes, resultando no uso de força física por parte dos guardas. Nas imagens, é possível ouvir um dos guardas chamando o jovem de "moleque mimado", além de outro tentar algema-lo.

"A gente trabalhando aqui para você xingar, você me ofendeu, você ofendeu o cara. Autoridade aqui, você tem que obedecer, teu pai é advogado, você sabe o que é isso", afirma um guarda no vídeo.

Uma mulher que acompanhava a situação, criticou a postura dos guardas. "Se vocês são autoridade, não podem fazer isso, o menino não é animal, vão quebrar o menino. Para, está machucando o moleque, vai quebrar o dedo do menino", afirmou. 

No momento em que o jovem está sendo encaminhado à viatura da GCM, uma mulher começa a gritar que ele não matou e nem roubou para fazerem isso com ele. "Acha bonito ficar olhando para a mulher dos outros? Agora a Guarda Municipal de São Vicente virou talarico. Isso é ridículo", diz a mulher.

Posicionamento da Prefeitura de São Vicente

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que, na tarde de terça-feira, 1º de março, um homem desacatou e agrediu fisicamente os agentes de segurança da Guarda Civil Municipal que faziam patrulhamento no Centro Comercial da cidade.

Segundo a prefeitura, o uso de força se fez necessário para garantir a própria integridade física do detido e dos agentes. Ele foi contido e encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente, juntamente com o guarda que sofreu agressão.

Após o atendimento médico, o jovem foi encaminhado ao 1º DP, onde foi registrado um boletim de ocorrência por lesão corporal e desacato.

A GCM reforça que age de acordo com o rigor da lei, sendo que todos os guardas são orientados a agir de forma humanizada e, se necessário, com o uso escalonado da força, e que os fatos estão sendo apurados.

 

 

 (O Povo)

Postagens mais visitadas