Quase metade dos municípios do Ceará anunciou reajuste de 33,24% ou mais a professores

 


Dos 184 municípios cearenses, quase a metade (48,3%) anunciou que vai reajustar em 33,24% ou mais o piso salarial de professores da educação básica, segundo o último levantamento feito pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

Em contrapartida, ainda de acordo com o órgão sindical, seis prefeituras propuseram reajustes abaixo do piso nacional estabelecido em janeiro pelo Ministério da Educação e estão, ainda, enfrentando impasses com a categoria profissional.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, apesar de o Ceará sair à frente de outros estados no cumprimento do piso, alguns municípios estariam ainda se recusando a dar o aumento mínimo ou, em consequência dele, congelando progressões de carreira.

Já Enedina Soares, presidente da Fetamce, lembra que os professores têm sofrido com dois anos de congelamentos salariais devido à Covid-19 e que, em alguns locais, essa situação extrapolaria a pandemia.

O Diário do Nordeste listou todos os municípios que já anunciaram o reajuste salarial para professores igual ou superior ao piso nacional, além daqueles que buscam um aumento abaixo de 33,24%. Confira, na reportagem de Luana Severo.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas