Você está em: MUNDO // Notícia de Anselmo // 23 de março de 2022


Conforme a guerra na Ucrânia caminha para completar um mês sem que o exército russo tenha conseguido tomar grandes cidades e ocupar a capital Kiev, cresce o temor de que Vladimir Putin apele para armas mais letais. O presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, voltou a pedir por conversas diretas com o colega russo, uma possibilidade que o Kremlin já descartou. Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alerta que a Rússia pode estar se preparando para utilizar armas químicas e biológicas.

As negociações entre Rússia e Ucrânia, que já ocorreram de forma presencial e virtual, obtiveram poucos avanços, razão pela qual Zelensky quer falar diretamente com Putin. O ucraniano já pediu outras vezes por conversas diretas, mas nesta segunda-feira, 21, o pedido foi mais enfático e ele se disse disposto a discutir todos os temas se Putin aceitar o diálogo.

"Se eu tiver essa oportunidade e a Rússia tiver o desejo, poderemos abordar todas as questões", disse ele a jornalistas ucranianos em entrevista publicada pela rede Suspiline. "Resolveríamos tudo lá? Não, mas existe a possibilidade de que possamos ao menos parar parcialmente a guerra", acrescentou.

Zelensky disse que estaria disposto a discutir a península da Crimeia ocupada pelos russos e as áreas separatistas pró-Rússia na região leste de Donbas, embora tenha insistido que acredita que elas deveriam ser devolvidas à Ucrânia. Este é o principal tema que coloca Rússia e Ucrânia em choque, os russos querem o reconhecimento da independência dessas áreas, mas Zelensky já disse que não vai assumir "nenhum compromisso que afete a integridade territorial e a soberania" da Ucrânia.

 

Caderno: MUNDO
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire