Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 8 de abril de 2022

 

Para reforçar a atuação das Forças de Segurança do Estado em Santana do Acaraú, município localizado no Sertão de Sobral, o Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (7), uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e uma Central de Videomonitoramento com 15 câmeras.

O reforço foi entregue pela governadora do Ceará, Izolda Cela, com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; do tenente-coronel Oliveira, representando o comandante do CPRaio; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus); e outras autoridades.

Em sua fala, a governadora destacou que a Segurança Pública é um dos maiores desafios que o Brasil enfrenta, mas o Estado do Ceará age e investe continuamente para assegurar proteção aos cearenses. “O trabalho do Governo vem sendo incansável, permanente, perseverante e planejado para garantir a melhoria dessas estruturas. O exemplo da expansão do Raio é um deles. Além do Raio, tem uma estrutura de videomonitoramento sendo distribuída em todo o estado para melhorar a segurança. Nós temos o compromisso de expandir as bases do CPRaio, na medida em que chamamos mais profissionais de segurança. Ao longo desses anos, já foram mais de 11 mil profissionais de segurança [convocados] para reforçar todas essas áreas”, afirmou Izolda Cela.

A nova base, que será comandada pelo tenente Francisco Adelino Pereira de Sousa, terá um efetivo com 23 policiais militares, além de dez motocicletas e uma viatura caracterizada. Isso assegura um policiamento mais ágil e preciso na sede do município e nas localidades próximas.

“Policial do Ceará tem o que há de melhor: pistola na cintura, arma longa e motocicleta. Policial nesse Estado também é valorizado, treinado e motivado, recebendo promoção e apoio para atuar”, garantiu a governadora.

Já as câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade estão integradas a outras 60 centrais implantadas em todo o Ceará, totalizando 3.531 câmeras. Segundo o secretário Sandro Caron, esse conjunto de investimentos é responsável pelos bons resultados obtidos. Nos três primeiros meses de 2022, as Forças de Segurança retiraram das ruas aproximadamente 1.800 armas de fogo. Desse total, 37% foram apreendidas pelo CPRaio.

“A instalação do Raio será um divisor de águas na Segurança Pública desse município. A população [de Santana do Acaraú], que mais tem que ser beneficiada, sentirá a atuação dessa unidade da Polícia Militar. Um destaque ao Policiamento Ostensivo Geral da cidade que vem prestando um bom serviço diuturnamente e, com essa base do Raio, será mais fortalecido”, enfatizou o coronel da PMCE, Márcio Oliveira.

Ser um raiano 

Para se tornar um raiano, a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Essa sensação de segurança também é compartilhada pelo empresário Marcos Oliveira. “Só traz benefício para gente na área de segurança. Agora, a gente se sente mais seguro e protegido”, complementou. “A base do Raio era algo aguardando há muito tempo”, reforçou Evandro Leitão, presidente da AL-CE.

Expansão

Além da Capital, a população cearense é contemplada com 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 47 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.787 policiais militares atuando em 62 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Acopiara, Itarema e Jaguaribe.

Na terceira etapa, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 30 mil habitantes: Itarema, Jaguaribe, Itaitinga, Paracuru, Mauriti, Massapê, Paraipaba, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ubajara, Paraipaba, Bela Cruz, Jaguaruana, Várzea Alegre, Ipueiras, Missão Velha, Nova Russas, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Icapuí e Aurora.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Assessoria de Comunicação da PMCE

 

 

 

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire