Chuva de 115 milímetros alaga ruas e casas em Crateús, no Ceará

 Avenida D.Pedro II, no Centro de Crateús, ficou com a pista e as calçadas cobertas pela água durante a chuva forte na madrugada desta sexta-feira (20). — Foto: Arquivo pessoal

O município de Crateús, a 353 quilômetros de distância de Fortaleza, ficou com ruas e casas alagadas durante a chuva registrada nesta sexta-feira (20). A cidade teve a maior chuva do Ceará entre quinta e sexta-feira, de 115 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Choveu 63 municípios do Estado. Conforme a Funceme, as outras duas maiores chuvas no intervalo foram registradas no posto "aeroporto" de Crateús, com 111 milímetros de chuva e 82 milímetros na cidade de Catarina.

A Avenida D.Pedro II, no Centro de Crateús, ficou com a pista e as calçadas cobertas pela água, que também invadiu os imóveis. Maria Belmira de Souza Sabino, de 63anos, que mora na região desde criança, foi uma das moradoras que ficou com a casa alagada.

Maria Belmira de Souza Sabino, 63anos, ficou com a casa alagada durante a chuva em Crateús. — Foto: Arquivo pessoal

Maria Belmira de Souza Sabino, 63anos, ficou com a casa alagada durante a chuva em Crateús. — Foto: Arquivo pessoal

"Moro aqui há 60 anos, 43 deles nessa casa, e isso está acontecendo isso nos últimos três anos, piorando ainda mais este ano. A água invadiu toda a parte de baixo do duplex. Molhou a cama, danificou a geladeira, além de sofá, mesa de madeira, a cristaleira", relata Maria Belmira.

A outra casa da idosa, que fica no mesmo bairro, também foi invadida pela água. "O inquilino perdeu ventilado, celular que caiu na água, eletrodomésticos, foi muita complicação", disse Belmira.

De acordo com a idosa, a chuva começou por volta da meia-noite e a água começou a baixar às 5h da manhã de hoje.

Previsão

Conforme o meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, as chuvas são causadas pela instabilidade atmosférica.

"A tendência para esta sexta-feira, sábado e domingo é de chuvas na parte Oeste do Estado, pegando o Sertão Central e Inhamuns, também na parte Central, no Sul da Região Jaguaribana e no Norte do Carirri", disse o meteorologista. 

 

(g1)

Postagens mais visitadas