Compras: saiba para que serve o CPF na nota

 
 
“Deseja colocar o CPF na nota?”, certamente você já ouviu essa pergunta ao realizar algum pagamento em caixa. Mas você sabe qual é a finalidade dessa iniciativa? A doutora em Administração e Controladoria, Anna Beatriz, adianta que tem alguns benefícios.

Para que serve o CPF na nota?
“O registro do CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos estaduais e municipais para combater a sonegação de impostos e para controlar a tributação fiscal do comércio, como o ICMS e o ISS”, explica.

“Essa medida incentiva a responsabilidade das empresas com a sociedade, ao mesmo tempo que possibilita ao cidadão informação útil sobre a carga tributária bem como o controle social”, elucida.

Vale a pena? Existe algum benefício?
“Todo mundo sai ganhando. O governo que recebe seus tributos de forma mais eficiente, as empresas que cumprem com seus deveres, as instituições sociais que são beneficiadas pelos programas e o cidadão que participa dos sorteios com premiação em dinheiro”, avalia.
 
Como aderir
 
Pela Sefaz, através do Programa Sua Nota Tem Valor.

É necessário realizar o cadastro no site suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br ou pelo aplicativo “Ceará App”;
Preencha o formulário com os seus dados pessoais, assine o termo eletrônico e escolha uma das instituições cadastradas no programa para concorrer aos prêmios;
Após concluir o cadastrado é só inserir o CPF em suas compras. A cada R$ 50 em comprar você ganha um ponto para concorrer aos sorteios.

Porque não é recomendado colocar compras de terceiros no seu CPF?
“Todas as informações digitais são cruzadas pelos governos. Como uma pessoa que não tem renda mensal de R$ 3.000 poderia ter notas fiscais de compras e serviços acima desse valor? Emitir nota fiscal em seu CPF referente a compras e serviços de terceiros é imoral, ilegal e se trata de uma fraude fiscal”, alerta.


Jornal Jangadeiro

Postagens mais visitadas