Um trabalho investigativo do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultou na captura de um homem que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na tarde dessa terça-feira (3), no bairro Centro, em Fortaleza – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) da Capital. O homem é investigado em um crime de homicídio, registrado em 2019 na cidade de Sobral (AIS 14).
Francisco Orlando Cavalcante de Sousa (44), que é surdo, é apontado como o autor de um crime de homicídio, registrado no bairro Sumaré, em Sobral, em novembro de 2019. A vítima, um adolescente de 12 anos, foi dada como desaparecida no dia 24, e seu corpo foi encontrado três dias depois às margens de um rio da cidade. De acordo com as investigações, o homem teria pedido que o menino realizasse uma compra de alimento para ele, no valor de R$ 4, mas o jovem teria usado o dinheiro para outra coisa. Após o crime, o núcleo especializado iniciou as investigações e representou ao judiciário pela prisão preventiva de Francisco Orlando. Em 2020, um mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Única da Infância e Juventude da Comarca de Sobral.
O suspeito, que já possui antecedente criminal por furto qualificado, estava foragido desde o cometimento do crime. Com informações de sua localização, os policiais do NHPP de Sobral, com apoio do do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte – DPJI Norte, se deslocaram até a capital cearense, onde cumpriram o mandado. O homem foi conduzido à Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) de Fortaleza, onde foi efetivado o cumprimento do mandado de prisão preventiva. Francisco Orlando encontra-se à disposição do Poder Judiciário.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3677-4711, o número de WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.