Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 2 de maio de 2022

 Vídeo de assalto em um posto de combustíveis no Rio de Janeiro circula nas redes sociais com mensagens que informam a Parangaba como local da ocorrência. — Foto: SSPDS/Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) desmentiu, neste domingo (1º), mensagem falsas que circulam em redes sociais e aplicativos mostrando um assalto a posto de combustíveis no Rio de Janeiro, porém, informando que a ação havia ocorrido no Bairro Parangaba, em Fortaleza.

Segundo a pasta, o crime aconteceu na noite deste sábado (30), Bairro de Maria da Graça, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

'Marqueteiros de facção'

Caron disse que indivíduos que compartilham informações como essa nas redes sociais sem antes checar estão prestando um desserviço às autoridades e são somente "marqueteiros de facção".

"As pessoas que compartilham, que propagam vídeos do tipo, essas fake news, nada mais são de marqueteiros de facção. Nada mais do que isso. É necessário o cidadão ter cuidado e ter certeza da veracidade para não ajudar esses marginais".

O secretário da Segurança afirmou ainda que combater as fakes news é tão desafiado quanto combater as facções criminosas.

“Hoje o maior desafio além de combater as facções criminosas são as fakes news. São muito prejudiciais tanto quanto as próprias facções. Muito comum e perigoso. Essas pessoas pegam esses vídeos e muitos deles antigos até de outros estados e divulgam nas redes sociais dizendo que o fato, o crime, foi no Ceará”, afirmou.

O titular da pasta ainda explicou que quando circula vídeos como esse a SSPDS aciona a área de inteligência que na maioria das vezes consegue identificar de onde saiu a primeira mensagem. "Quando isso acontece, acionamos logo nossa área de inteligência para identificar quem divulgou o vídeo para trabalharmos com objetivo de identificá-los e prendê-los. Muitas das vezes sabemos quem começou com as mensagens".

Caron disse que fatos como esse devem aumentar no período das eleições e reforça que antes de repassar qualquer informação verificar, por exemplo, se ela está em sites de comunicação sérios. 

 

 

(G1/CE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire