Ceará descarta varíola dos macacos; 6 casos suspeitos investigados no Brasil

 Atual surto mundial de varíola dos macacos não tem relação de transmissão com os primatas(foto: ANDREA MAENNEL; ANDREA SCHNARTENDORFF/AFP)

O caso suspeito de varíola dos macacos no Ceará, que havia sido registrado em Fortaleza, foi descartado após resultado negativo. Dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Os casos suspeitos no País são em: São Paulo (1), Santa Catarina (1), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso do Sul (1) e Rondônia (2).

A informação sobre o caso suspeito de varíola dos macacos no Ceará foi divulgada na última segunda, 30 de maio. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que "foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames".

No Brasil, a suspeita mais provável seria do caso monitorado no Rio Grande do Sul. O paciente viajou a Portugal, onde já há cerca de 150 infectados.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a situação ainda não é preocupante. “Já houve outros registros fora da África e isso não causou pandemia, até porque a letalidade é baixa e a transmissão não é como a covid-19”, disse nessa segunda-feira, 6. 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas