Ceará tem a cidade mais violenta do Brasil, aponta estudo

 
Foto: Thiara Montefusco

São João do Jaguaribe, no interior do Ceará, é apontada como a cidade com maior número de mortes violentas intencionais do Brasil. É o que indica o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo realizado a cada 11 meses pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O município, que tem uma população aproximada de 7.500 habitantes, é predominantemente rural. Segundo o estudo, a taxa média entre 2019 e 2021 é de 224 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes.

Já Guaiúba, também no Ceará, ficou em 8º lugar. Na lista dos 30 municípios mais violentos há ainda outros dois municípios cearenses. São eles: Chorozinho e Ibicuitinga.

Os maiores números por 100 mil habitantes

São João do Jaguaribe - CE (224 mortes);
Jacareacanga - PA (199 mortes);
Aurelino Leal - BA (144 mortes);
Santa Luzia D'Oeste - RO (139 mortes);
São Felipe D'Oeste - RO (138 mortes);
Floresta do Araguaia - PA (133 mortes);
Umarizal - RN (123 mortes);
Guaiúba - CE (121 mortes);
Jussari - BA (120 mortes);
Aripuanã - MT (120 mortes).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a cidade de São João do Jaguaribe apresentou uma redução de 80% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais nos cinco primeiros meses de 2022. "No período de janeiro a maio de 2021 foram dez casos. Em igual recorte neste ano, esse número reduziu para dois. Em todo o ano de 2021, foram 23 CVLIs", diz a SSPDS.

A Secretaria listou ainda a prisão de chefes criminosos na região, como Leonardo Mesquita Rodrigues, de 27 anos. "A SSPDS destaca ainda que, entre as medidas adotadas pelas Forças de Segurança na cidade, está o direcionamento do policiamento para pontos críticos, com o embasamento da área de inteligência. Outro ponto são as frequentes operações deflagradas pelas Polícias Civil e Militar em todo o Vale do Jaguaribe".

F5 Cariri

Postagens mais visitadas