Humanização: iniciativas do HRN acolhem gestantes e mães de crianças internadas

 

Viver a experiência de registrar, no prontuário, suas impressões acerca do tratamento de saúde, praticar alongamento para auxiliar no período pós-parto e tomar um café da manhã especial são algumas ações realizadas pelo Eixo Materno-infantil do Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). O público-alvo são pacientes gestantes e mães de crianças internadas na unidade.

Dentro da proposta de experiência do paciente, a Clínica Obstétrica do HRN mantém um projeto-piloto que permite às mulheres anotarem suas dúvidas e impressões acerca da assistência prestada. As informações são anexadas à ficha médica.

Gestante de 30 semanas, a agricultora Liduína Silva Oliveira, 37, está internada no equipamento em decorrência da diabetes. A moradora de Irauçuba, município distante cerca de 79 km de Sobral, teve a experiência de participar da construção do próprio prontuário. “Achei bom porque a gente pode escrever as dúvidas e falar sobre o atendimento. Estou bem e não tenho do que reclamar daqui”, avalia.

Para quem cuida, a interação com o paciente também é importante. “É importante porque vemos a necessidade deles, os pontos que podemos melhorar e que, às vezes, não são expressos na fala, mas que podem ser registrados por meio da escrita”, ressalta a coordenadora de Enfermagem da Clínica Obstétrica, Larissa Cunha.

Outras atividades

O núcleo de Fisioterapia do hospital realizou outra ação de humanização com foco nas mães de bebês internados na Neonatologia. Elas aprenderam técnicas de postura e alongamento no pós-parto.

 

(Gov. Ceará)

Postagens mais visitadas