PM encerra rinha de galo e resgata 100 animais em Itapajé

 Galos apreendidos em rinha em Itapajé (foto: Divulgação/PM)

Cem galos em situação de maus-tratos foram resgatados por policiais militares nesse sábado, 11, no bairro Piçarra, em Itapajé (Vale do Curu). Os animais seriam utilizados em rinhas de galo. Um homem foi detido e liberado após ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Conforme a assessoria de comunicação da PM, os militares da 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) foram até o local após receberem uma denúncia de maus-tratos contra animais. Chegando lá, os PMs flagraram pessoas manejando galos.

Reforço foi acionado e, já dentro do ambiente, os PMs avistaram cinco pessoas ao redor de um tambor que seria utilizado como "arena de combate" dos galos. Objetos que seriam usados na rinha foram apreendidos, como agulhas, bicos de ferro, tesouras, esporas, linhas, medicações, seringas, entre outros. 

O suspeito de promover o evento foi identificado como José Fabiano Chaves Gomes, de 55 anos, que se apresentou, conforme a PM, como proprietário do local e dos animais.

Os galos foram encaminhadas para o Instituto Municipal de Meio Ambiente, com ajuda do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Secretaria de Infraestrutura de Itapajé.

"A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental", afirmou, em comunicado de imprensa a corporação. "A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190".

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas