Praia do Cumbuco é indicada a prêmio de certificação internacional de qualidade

 Praia do Cumbuco é um dos destinos mais procurados no litoral cearense. Também é conhecida como "paraíso do Kitesurf", por apresentar condições favoráveis à prática do esporte aquático (foto: Barbara Moira)

A Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi indicada para a certificação internacional de qualidade do Programa Bandeira Azul, maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A indicação foi divulgada nesta quinta-feira, 2, após avaliação do júri nacional do programa, formado por representantes de seis entidades públicas e privadas ligadas ao setor do turismo.

No total, 40 locais na faixa litorânea brasileira foram indicados para a próxima etapa do prêmio, sendo 29 praias e 11 marinas. No Ceará, a Praia do Cumbuco é a única que concorre à certificação. Na avaliação nacional, os jurados consideraram critérios como qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

Os destinos turísticos classificados pelo júri nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional Bandeira Azul, que se reúne em setembro para a avaliação dos concorrentes. O resultado será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Yrwana Albuquerque, a certificação, caso seja alcançada, deve potencializar ainda mais o turismo na região. "A Bandeira Azul é um selo reconhecido internacionalmente, assim como a beleza da Praia do Cumbuco que atrai milhares de turistas. Queremos tornar o cenário ideal para o lazer, bem-estar, proteção ambiental e marinha”, ressaltou.

Criado em 1987 pela organização dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE), o Programa Bandeira Azul tem como objetivo principal conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos sobre a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

O júri nacional da temporada 2022/2023 é formado por representantes do representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). 

Confira as praias marinas indicadas para a certificação internacional:

Praia do Tombo – Guarujá, SP

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

Praia de Itacimirim, Camaçari – BA

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

Praia da Conceição, Bombinhas – SC

Prainha, São Francisco do Sul – SC

Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

Praia Grande, Penha – SC

Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC

Praia da Saudade, Penha – SC

Praia da Sereia, Vila Velha – ES

Praia do Sossego, Niterói – RJ

Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Praia de Itaúna, Saquarema – RJ

Praia do Cerro, Barra Velha – SC

Praia do Sol, Barra Velha – SC

Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ

Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC

Praia do Cumbuco, Caucaia – CE

Praia Grande, São Francisco do Sul – SC

Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC

Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

Marinas Nacionais, Guarujá – SP

ICSC, Florianópolis – SC

Marina Kauai, Ubatuba – SP

Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC

Marina Itajaí, Itajaí – SC

Voga Marine, Ubatuba – SP

Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ

Iate Clube de Santos, Guarujá – SP

Marina da Conceição, Florianópolis – SC

Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas