Russas é a única cidade do Ceará a registrar mortes por Covid nas duas primeiras semanas de junho

 Com vacinação, cai o número de mortes em consequência da Covid — Foto: Felipe Martins/HGF/Reprodução

A cidade de Russas, na região do Baixo Jaguaribe, foi a única cidade do Ceará a registrar mortes por Covid-19 nas duas primeiras semanas do mês de junho, segundo dados do IntegraSUS atualizados na manhã desta quarta-feira (15).

Conforme a plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de 1º a 14 de junho, o Estado registrou dois óbitos por Covid, que ocorreram no município do interior cearense. A taxa de mortalidade de Russas é de 2,6, superior à letalidade de 0,1 do Ceará no período.

Nos primeiros 14 dias deste mês a cidade teve ainda 30 casos confirmados da doença. O número é 96,2% menor que o registrado no mesmo período de maio, quando Russas teve 780 casos e 9 óbitos pela doença.

Desde o início da pandemia, o município de quase 72 mil habitantes teve 14.134 casos e 220 óbitos por Covid.

Perfil das vítimas

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Russas, os óbitos causados por complicações causadas por Covid ocorreram, respectivamente, nos dias 9 e 11 de junho e as vítimas eram do grupo de risco.

A primeira paciente do sexo feminino, de 49 anos procurou o Hospital e Casa de Saúde de Russas no dia 9, com quadro de pneumonia. Na mesma data, segundo a pasta, a vítima foi diagnosticada para Covid-19 após a realização de teste antígeno, seguindo o protocolo, sendo imediatamente internada para tratamento, mas foi a óbito no mesmo dia.

A Secretaria afirma ainda que a paciente fazia parte do grupo de risco, sofria de diabetes melitus e de doença cardiovascular crônica. Ela já havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária.

A segunda vítima, também do sexo feminino, de 82 anos, procurou o Hospital e Casa de Saúde de Russas no dia 10 de junho, sendo internada por conta de quadro de úlcera. Na mesma data, ela passou pelo teste que diagnosticou a Covid.

Assim como a primeira vítima, a paciente também tinha diabética e tinha sequelas de um acidente vascular cerebral. A idosa, que já havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária, foi a óbito no dia 11 de junho, durante internação para o tratamento.

"A Prefeitura de Russas lamenta os óbitos das duas pacientes e externa aos parentes e amigos as mais sinceras condolências neste momento de enorme dor. Reforçamos ainda que nos últimos 3 meses (março, abril e maio) o município registrou apenas 21 casos confirmados de Covid-19", disse a prefeitura. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas