Estudante do CE é bronze em olimpíadas internacionais de Química e de Física

 Estudante Rafael Moreno Ribeiro, 17 anos(foto: Arquivo Pessoal)

O estudante Rafael Moreno Ribeiro, de 17 anos, conquistou duas medalhas de bronze na última semana (17 e 18 de julho) após participar das olimpíadas internacionais de Química e de Física. O jovem é o primeiro brasileiro a ser premiado nas duas olimpíadas no mesmo ano. Rafael nasceu na Bahia, em Salvador, mas começou a morar em Fortaleza desde o ano de 2020, após ser convocado para uma bolsa de estudos no Colégio Ari de Sá.

A nível nacional, Rafael se classificou em primeiro lugar na Olimpíada de Química e em terceiro lugar na de Física. Após os resultados, o jovem passou a representar o Brasil a nível internacional, na Olimpíada Internacional de Física (IPhO na sigla em inglês) e na Olimpíada Internacional de Química (IChO). Em ambas as modalidades, o estudante soteropolitano foi bronze.

Atualmente, Rafael mora em Fortaleza e cursa o 3º ano do ensino médio. “A partir do 8º ano, eu comecei a participar de Olimpíadas. Eu achei muito bacana o processo. Além disso, meu irmão mais velho também participava.”

Para ele, o apoio da família foi fundamental: “Meus pais sempre incentivaram, principalmente em relação a assuntos que envolviam o aprofundamento nos estudos”.

Amor pela ciência

Rafael conta que começou a gostar de Física por causa do irmão mais velho. “Ele é dois anos mais velho. Ele sempre me incentivava a praticar os estudos. Ele me dava aulas sobre coisas mais iniciais de Física. Já em relação à Química, eu me interessei porque eu estudava com um amigo, e ele sempre puxava para o lado da Química. Com as Olimpíadas de Química, eu fiquei instigado a participar, pedi orientação aos professores. Eu estudava no 8º, então ainda não tinha aula de Química. Eu estudava sozinho, com indicação dos professores e com meu amigo.”

Por mais que goste do assunto, o jovem diz que pensa em unir a paixão por ciências com computação. “Eu claramente gosto muito de ciências, principalmente Física e Química, mas não sei se seria uma boa cursar algo de ciências aqui no Brasil. É desvalorizado, se fosse para estudar aqui no Brasil, eu queria fazer Ciência da Computação”, disse.

Sobre a rotina de estudos, Rafael enfatiza que os horários são corridos, o tempo é de dedicação quase exclusiva aos estudos. “Eu acordo pela manhã para ir à academia, e em seguida vou à escola. Eu costumo ficar na biblioteca do colégio das 8 às 12 horas. Nesse tempo, eu costumo ficar resolvendo questões, acho que já perdi um pouco a paciência para ficar estudando conteúdo. Gosto de praticar. Depois vou almoçar, e quando eu tenho aula fico das 13h30 até 20 horas. É puxado, mas dá para segurar.”

Apesar da rotina muito atarefada, o jovem reitera que nem todo o tempo dele é dedicado aos estudos. "Eu gosto de jogar futebol com meus colegas. Eu sou flamenguista. Além disso, eu gosto de sair com minha namorada, meus amigos e gosto de ler sobre ficção e distopias. Ajuda a relaxar." 

Rafael guarda as 13 medalhas que acumulou ao longo da trajetória de amor pelas ciências.

Medalhas do estudante Rafael Moreno Ribeiro, 17 anos.
Medalhas do estudante Rafael Moreno Ribeiro, 17 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

  • Ouro Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) - 2019;
  • Ouro Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) - 2021;
  • Ouro Olimpíada Norte/Nordeste de Química - 2021;
  • Ouro Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) - 2019, 2020 e 2021
  • Medalha de Honra ao Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) - 2021;
  • Ouro Olimpíada Brasileira de Física (OBF) - 2019;
  • Ouro Olimpíada Brasileira de Física (OBF) Bahia - 2019;
  • Ouro Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA) - 2019;
  • Ouro Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) - 2016 e 2018;
  • Prata Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 2017.

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas