Moradores se mudam após arrombamentos de casas em bairro de Pacajus

 Moradores se mudam depois de ataques criminosos (foto: Arquivo Pessoal )

Moradores do bairro Lagoa Seca, em Pacajus, denunciam invasões de criminosos a casas na rua Marcelo Pinheiro. Em 15 dias, foram quatro casos de arrombamentos, com famílias reféns dos assaltantes. Com medo dos ataques, algumas pessoas estão se mudando do local. A Polícia Militar informa que reforçou o policiamento na área e implantou o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC). A Polícia Civil do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Metropolitana de Pacajus, investiga os casos.  

"A gente ficava apavorada dentro de casa. Nesses dias foi um sufoco. Os bandidos ameaçam os moradores. A gente anoitece e amanhece acordado por medo, se alguém bate no portão a gente já fica apavorado. A última família ficou trancada dentro do quarto. Eles (criminosos) ficaram dentro de casa levando tudo, mandando abrir a porta e ameaçando 'meter' bala. O dono abriu a porta, e eles levaram tudo", relata uma vítima de nome preservado. 

Vítimas enviam fotografias dos portões arrombados após ação de assaltantes em Pacajus
Vítimas enviam fotografias dos portões arrombados após ação de assaltantes em Pacajus (Foto: arquivo pessoal)

As famílias relatam que os criminosos arrombam e entram armados nas casas por volta da meia-noite. "Crianças, senhora doente, eles arrombam tudo, quebram tudo e levam o que tiver dentro de casa", diz uma moradora.

Conforme a vítima, há poucos policiais para o município, e a situação faz com que as pessoas se mudem. Quem tem casa própria não sai e fica com medo do que pode acontecer.

As vítimas enviaram imagens ao O POVO mostrando as pessoas com caminhão de mudança. "Teve um caso que levaram todas as roupas do rapaz. Deixaram ele só com a roupa do corpo e uma calça que estava estendida no varal. A Polícia passa aqui uma ou duas vezes, mas está muito complicado, a gente liga e eles estão em outra ocorrência", diz a fonte. 

Moradores se mudam após invasão de criminosos
Moradores se mudam após invasão de criminosos (Foto: reprodução/Arquivo pessoal)

Investigação policial

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, por meio de nota, que equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam buscas a fim de identificar e prender os responsáveis pelos supostos crimes contra moradores do bairro Lagoa Seca, no município de Pacajus. 

Moradores se mudam depois de ataques criminosos
Moradores se mudam depois de ataques criminosos (Foto: arquivo pessoal )

"A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando da Polícia Militar para a Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), coordena ações preventivas no bairro após registro de ocorrências. Policiais militares capacitados sob a doutrina do policiamento de proximidade e gestão de conflitos realizam patrulhamento ostensivo no bairro e acompanham o caso a fim de garantir a segurança dos moradores", diz a Secretaria.

Além disso, a pasta ressalta que "viaturas foram enviadas para a região para atuarem de forma aprimorada e qualificada, aumentando assim a vigilância da região". A medida faz parte de um protocolo policial específico gerenciado pelo comando especializado para esse tipo de ocorrência, conforme a SSPDS.

O caso é investigado por meio da Delegacia Metropolitana de Pacajus, onde Boletins de Ocorrência (B.Os) de roubo, furto e furto qualificado já foram registrados.

Na segunda-feira, 25, a área recebeu reforços de viaturas do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) com policiamento de aproximação com a intenção de conversar com os moradores. Segundo a SSPDS, há ampliação do serviço local para aumentar a sensação de segurança com policiais militares de Serviço Extraordinário (IRSO).

A PMCE reforçou que, em casos de suspeita, o cidadão deve acionar a Polícia Militar por meio do 190 e fazer o registro das ocorrências em delegacias de Polícia Civil presencialmente ou por meio da Delegacia Eletrônica pelo site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas