Camilo atrai mais sete prefeitos do PDT, PL e União Brasil para base de apoio a Elmano

 Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, filiada ao União Brasil, partido de Capitão Wagner, dec...

Na semana que antecede o início da campanha eleitoral, o ex-governador Camilo Santana (PT) intensifica as articulações políticas para fortalecer a base de apoio do candidato Elmano Freitas (PT) na corrida ao Palácio da Abolição. Do início da semana até a noite desta quarta-feira, 10, pelo menos sete prefeitos filiados a partidos de coligações adversárias a Elmano declararam voto no petista após se reunirem com Camilo.

Dentre as novas adesões, quatro são do PDT – partido que tem o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato a governador–, uma do União Brasil – sigla presidida no Ceará pelo deputado federal Capitão Wagner, também postulante ao Governo– e a outra do PL, legenda do presidente Jair Bolsonaro e que indicou Raimundo Gomes de Matos como candidato a vice-governador na chapa de Wagner.

Os pedetistas puxados por Camilo para o bloco pró-Elmano são os prefeitos de General Sampaio, Chico Cordeiro; Chaval, Sebastião Veras; Pereiro, Neto Estevam; Ereré, Emanuelle Martins e de Uruoca, Jan Kennedy Aquino. Também aderiram os gestores de Miraíma (PL), Ednardo Filho, e de Canindé, Rozário Ximenes (UB). Todos eles foram recebidos por Elmano e Camilo no escritório do ex-governador, em Fortaleza, local que se tornou uma espécie de QG da campanha petista ao Abolição após o rompimento entre PT e PDT.

Depois das reuniões que carimbaram os apoios, os próprios prefeitos foram às redes sociais declarar nova posição em relação ao pleito estadual. O gestor de Pereiro, Neto Estevam, disse que a decisão foi por coerência política. “Tenho gratidão por toda a colaboração e reconheço que não se governa sozinho”, afirmou o prefeito, em vídeo gravado ao lado do ex-governador, a quem manifestou apoio na candidatura ao Senado. Na mesma gravação, também declarou voto a Elmano e a Lula para a Presidência da República.

A prefeita de Canindé também usou as redes para anunciar o acordo. Em publicação no seu perfil do Instagram, Rozário Ximenes se referiu a Elmano como futuro governador, compartilhando uma imagem em que aparece ao lado dele, de Camilo e do deputado estadual João Jaime (PP). “Vamos juntos, por um Ceará cada vez mais forte!”, escreveu a prefeita filiada ao União Brasil.

O prefeito de Uruoca, Jan Kennedy Aquino, também tornou pública sua opção de voto nas eleições de outubro. “Acompanhamos Camilo para o Senado e Elmano para o Governo do Estado”, diz trecho de mensagem divulgada pelo gestor em suas redes sociais. Com a decisão, ele contraria a orientação do PDT de apoio e voto a Roberto Cláudio.

O POVO procurou as assessorias de imprensa dos diretórios estaduais do União Brasil, PL e PDT para saber se os prefeitos que anunciaram adesão ao bloco petista poderiam ser expulsos das siglas. Até o fechamento desta matéria, nenhum dos partidos havia respondido ao questionamento. O conteúdo desta publicação será atualizado tão logo haja resposta.

Com as últimas adesões, Elmano e Camilo somam o apoio de 24 prefeitos filiados a partidos de coligações adversárias. Roberto Cláudio, por outro lado, conseguiu o apoio de dois gestores vinculados a legendas opositoras [confira a lista completa abaixo]. O partido com maior número de baixas é o PDT, que tem 18 prefeitos declaradamente apoiadores da candidatura petista ao Abolição.

Prefeitos que anunciaram apoio a Elmano Freitas

1 - Francisco Gildecarlos/Deputado Irapuan Pinheiro (PDT)
2 - Thiago Campelo/Aracoiaba (PDT)
3 - Marcondes Herbester/Saboeiro (PDT)
4 - Bismark Bezerra/Piquet Carneiro (PDT)
5 - Tertuliano Candido/Tarrafas (PDT)
6 - Carlos Áquila/Moraújo (PDT)
7 - Joacy Alves/Jaguaribara (PDT)
8 - Nezinho Farias/Horizonte (PDT)
9 - Júnior Menezes/Chorozinho (PDT)
10 - Saul Maciel/São Benedito (PDT)
11 - Guilherme Saraiva/Barbalha (PDT)
12 - Antônio Amaro/Ipaporanga (PDT)
13 - Cícero de Figueiredo/Milagres (PDT)
14 - Chico Cordeiro/General Sampaio (PDT)
15 - Sebastião Veras/Chaval (PDT)
16 - Neto Estevam/Pereiro (PDT)
17 - Jan Keneddy Aquino/Uruoca (PDT)
18 - Emanuelle Martins/Ereré (PDT)
19 - Matheus Góis/Pedra Branca (PSD)
20 - Raimundo Lacerda Filho/Icapuí (PSD)
21 - Marcos Leite/Ibiapina (PSB)
22 - Izabella Fernandes/Guaiúba (PSB)
23 - Ednardo Filho/Miraíma (PL)
24 - Rozário Ximenes (UB)

Prefeitos que anunciaram apoio a Roberto Cláudio

25 - Adil Júnior/Quixelô (PT)
26 - Alan Macêdo/Milhã (PL)

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas