Festa de São Francisco de Canindé retorna ao formato presencial após dois anos

 Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas tenham passado por Canindé na últ...

Após dois anos, a tradicional festa de São Francisco das Chagas de Canindé será realizada neste ano em outubro, do dia 6 ao 16, de forma presencial. A data foi divulgada nessa terça-feira, 2, e foi escolhida levando em consideração o período eleitoral. O tema desta edição será “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”.

Na última edição presencial, antes da pandemia de Covid-19, estima-se que pelo menos um milhão de pessoas passaram pela cidade localizada no Sertão cearense, que celebra São Francisco há mais de 200 anos.

“Teremos uma festa especial, pois depois de dois anos sem a celebração presencial, estamos com o grito Viva São Francisco preso na garganta. Estamos com saudades da festa, estamos com saudades do romeiro que vem de todos os lugares a pé, de bicicleta, de moto ou de carro para venerar São Francisco”, afirma o reitor do santuário de Canindé, Frei Gilmar Nascimento.

O frade ainda destaca a importância da festa para Canindé. “O Canindeense traz em sua essência o amor e a devoção a São Francisco das Chagas. Uma marca que vem lá do comecinho da nossa história quando os primeiros missionários passaram por estas terras tão sofridas, contudo, agraciada por Deus. Estamos todos tomados de uma grande alegria para celebrar os festejos deste ano.”

Programação

Neste ano, a primeira celebração começará às 2 horas da madrugada em preparação para o hasteamento da bandeira, com uma missa a ser celebrada às 4 horas da manhã. O dia 16 contará com a Celebração Eucarística presidida por Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza.

No dia da impressão das chagas de Cristo em São Francisco, celebrada em 17 de setembro, será realizada uma grande carreata pelas ruas de Canindé. Na ocasião, será apresentada a programação detalhada da festa. Além disso, os atendimentos para confissões do público retornarão nesta festa.

As procissões também estarão presentes no festejo. A primeira delas acontecerá no dia 6 de outubro percorrendo diversas ruas de Canindé. De 7 a 15 de outubro, será realizada cotidianamente a procissão com o painel de São Francisco, sempre saindo do Santuário em direção à Praça dos Romeiros, às 17h30min.

A procissão festiva está programada para o dia 16 de outubro, último dia da festa, e leva à frente a imagem primitiva de São Francisquinho que deu origem à devoção.

Faz parte da programação alternativa as visitas ao zoológico São Francisco. Além disso, a festa será transmitida ao vivo, por meio do canal do Santuário de Canindé no YouTube.

Os romeiros poderão contar com a Pousada Franciscana para o acolhimento.

Serviço

Festa de São Francisco das Chagas de Canindé
Quando: De 6 a 16 de outubro
Onde: Santuário de Canindé
Transmissão: https://www.youtube.com/user/SantuariodeCaninde

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas