Incêndios em vegetação: Corpo de Bombeiros alerta população para evitar queima no Cariri

 As ocorrências de incêndios em vegetação são principalmente nas ...

Desde o último mês de julho, o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) atende entre dez e 15 ocorrências de incêndios em vegetação somente em Juazeiro do Norte, a 489,2 km de Fortaleza. Os casos no Cariri, em sua maioria, têm relação com a limpeza de terrenos utilizando fogo e também devido à queima de lixo. É o que explica o tenente Ailton, porta-voz do órgão na região do Cariri.

“Neste segundo semestre, a nossa região passa por um período que tem poucas chuvas, o calor é muito maior, tem mais vegetação seca, muito mais combustível e o clima quente. Esses fatores favorecem a ocorrência de incêndio. Mas isso não explica, por si só, o surgimento do incêndio em vegetação. Cabe destacar, principalmente, o comportamento danoso da população, que coloca fogo”, explicou Ailton em entrevista ao repórter Guilherme Carvalho, da CBN Cariri, nesta terça-feira, 30.

De acordo com o tenente, a situação preocupa porque causa problemas de saúde, além de danos à vegetação e a morte de animais. Ele pede que as pessoas se conscientizem e não destruam o meio ambiente.

“Essas ocorrências são principalmente nas adjacências da região do Crajubar. A gente orienta à população que não faça queimadas de forma alguma, porque vai potencializar diversos problemas ambientais”, destaca.

Caso a população perceba algum incêndio próximo à própria residência, é possível acionar os bombeiros pelo número 193, que recebe ligações 24 horas por dia para chamamento de ocorrências. 

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas