Pássaro 'socó-boi' é resgatado pela polícia em condomínio em Fortaleza

 Socó-boi foi levado ao Hospital Veterinário da da Uece, para ser avaliado antes de voltar a natureza. — Foto: Reprodução

Um socó-boi foi resgatado por agentes do Batalhão do Meio Ambiente, da Polícia Militar, nesta quarta-feira (3), após ser capturado em um condomínio na Rua Gothardo Moraes, no Bairro De Lourdes, em Fortaleza.

Segundo um morador do local, o socó apareceu no condomínio na terça-feira (2) e ficou transitando pela garagem e pela quadra do imóvel. Para evitar um acidente com a ave, um funcionário do local pegou o animal e colocou em um espaço seguro.

Após o resgate, o socó foi levado ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará, para ser avaliado pelos veterinários antes de ser devolvido à natureza. 

O socó-boi é uma ave pelecaniformes da família Ardeidae, também conhecida como socó-pintado, socó-boi-ferrugem, iocó-pinim (Pará), taiaçu e socó-onça na Amazônia, quando o animal é jovem.

A ave, comum no Ceará, mede entre 66 e 76 centímetros de comprimento e caracteriza-se por um bico longo, além do pescoço castanho e manto pardo-acinzentado, manchado de acanelado. A plumagem do socó-boi jovem é amarela-clara com faixas transversais negras, garganta e ventre brancos e o bico é relativamente curto.

O socó vive em áreas úmidas, como brejos, pântanos e veredas e também regiões florestais. Normalmente tem hábitos noturnos e se alimenta de crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos. 

 Batalhão de Policiamento Ambiental resgata socó-boi que apareceu em condomínio no Bairro De Lourdes, em Fortaleza. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

 

(G1/CE)

 

Postagens mais visitadas