Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 5 de agosto de 2022

 Tubarão-tigre foi capturado na Lagoa da Volta, na localidade de Aranaú, em Acaraú, na quinta-feira (4). — Foto: Reprodução

Um tubarão-tigre de três metros de comprimento foi capturado por pescadores na Lagoa da Volta, em Acaraú, no interior do Ceará, nesta quinta-feira (4). O animal foi abatido e teve os pedaços vendidos para comércios da região. A pesca do tubarão-lixa não é proibida em águas brasileiras, mas a espécie está sob ameaça devido à captura predatória.

Vídeos gravados por testemunhas mostram o tubarão-tigre, que aparenta já está morto, sendo retirado da água e colocado na carroceria de um veículo após ser amarrado em um pedaço de madeira. Em outra imagem, o animal é exposto em uma rua, amarrado em uma árvore pela cauda.

Conforme os pescadores que capturaram o tubarão, eles foram fazer a pesca em um curral quando o animal apareceu. Após a pesca, o tubarão foi colocado em um veículo e levado para o Centro de Aranaú, onde foi abatido e vendido.

Tubarão-tigre foi capturado na Lagoa da Volta, na localidade de Aranaú, em Acaraú, na quinta-feira (4). — Foto: Reprodução

Segundo o professor Vicente Vieira Faria, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o tubarão-tigre é comum no litoral do Ceará.

O professor acredita que o animal captura em Acaraú é uma fêmea "possivelmente grávida". "Possivelmente essa fêmea tenha buscado águas mais próximas da costa para ter seus filhotes, porque é uma área mais protegida para eles, e voltaria para águas mais profundas", explica.

"É uma espécie que não tem restrição com relação a sua pesca em águas brasileiras, no entanto ela é atualmente considerada uma espécie quase ameaçada", diz.

Essa espécie chega a medir até 6 metros de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais. Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade. 

 

 

(G1/CE) 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire