Pesquisa Ipespe Ceará: Lula 55%, Bolsonaro 20%, Ciro 11%

 Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes(foto: Ricardo Stuckert (Instituto Lula) / Fabio Lima (O POVO) / Juli...

Pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) tem 20%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%. A pesquisa foi contratada pelo O POVO.

Pesquisa estimulada:

Lula (PT): 55%
Bolsonaro (PL): 20%
Ciro Gomes (PDT): 11%
André Janones (Avante): 4%*
Simone Tebet (MDB): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Eymael: 0
Nenhum / branco / nulo: 3%
Não sabe / não respondeu: 5%

*Retirou candidatura
Na estimulada os nomes de Felipe D’Avila, Leonardo Péricles, Luciano Bivar, Pablo Marçal e Sofia Manzano
constavam na lista mas não foram citados pelos entrevistados

Percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula tem 50%, Bolsonaro 18% e Ciro, 8%. Nessa modalidade, o eleitor indica em quem pretende votar sem ver a lista com nome dos candidatos.

Lula (PT): 50%
Bolsonaro (PL): 18%
Ciro Gomes (PDT): 8%
André Janones (Avante): 0
Simone Tebet (MDB): 0
Vera Lúcia (PSTU): -
Eymael: -
Nenhum / branco / nulo: 5%
Não sabe / não respondeu: 19%

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas