Candidato a presidente Kelmon, do PTB, é ou não padre? Entenda

 

Candidato pelo PTB após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar Roberto Jefferson (PTB) na lei da ficha limpa, Padre Kelmon foi um dos destaques nas redes sociais após os últimos dois debates presidenciais. Com insígnias e trajes tradicionais da igreja durante os encontros, a relação do candidato com a religião tem sido alvo de polêmica.

Embora se apresente com o título religioso e "sacerdote ortodoxo", a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil emitiu nota negando que o político seja membro de qualquer uma de "suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais". O comunicado ainda acrescenta: "Não é e nem nunca foi seminarista ou membro do clero da nossa igreja em nenhum dos três graus da ordem - diácono, presbítero, padre e bispo".

A declaração da entidade ressalta que Kelmon não tem qualquer relação com instituições parceiras e, na sequência, cita igrejas correligionárias como: Copta Ortodoxa de Alexandria, Apostólica Armênia, Síria Ortodoxa Malankara, Ortodoxa ortodoxa Etíope Ortodoxa Eritreia.

"Não possuímos qualquer relação ou comprometimento com o mesmo ou com qualquer um de seus feitos passados ou presentes", encerra o documento. No site de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral, o concorrente atribuiu a sua ocupação como "sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa".

O presidenciável reagiu à publicação da nota e divulgou, nas redes sociais, uma carta atribuída à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru. No documento, a entidade afirma que é reconhecida pelo governo peruado e acrescenta que reconhece Kelmon como "pároco interino". A instituição autodenomina-se "autocefala", ou seja, sem relações com outras entidades ortodoxas.

O que é necessário para ser ordenado padre no Brasil?

São exigidos cerca de oito anos de estudo para que a pessoa possa ser ordenada padre no Brasil. Os requisitos podem variar de acordo com os preceitos de cada comunidade cristã. Geralmente, quem quer se tornar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia. 


(O Povo)

 

 

Postagens mais visitadas