Instituto Kairós: Ato Cívico celebrativo ao Bicentenário da Independência do Brasil


Neste, dia 7 de setembro, o Brasil comemora o Bicentenário da Independência. A data tem motivado comemorações diversas pelo país e convida os brasileiros à reflexão sobre o desenvolvimento da nação. 

Por um lado, o momento é de exaltar conquistas e avanços alcançados ao longo desses dois séculos. De outro, reforça a necessidade da construção permanente do Brasil como nação autônoma e soberana.

Dois séculos depois, somos um país distante daquele, em vários aspectos. Mas vivemos ainda atravessados por profundas desigualdades sociais e a manutenção de nossa jovem democracia tem exigido de nós permanente vigilância. 

O Bicentenário da Independência se revela, assim, uma oportunidade privilegiada de lançarmos um olhar reflexivo para nossa história, para um necessário diálogo com o nosso passado, que tanto pode nos ensinar. 

Que possamos honrar os heróis anônimos que fizeram nossa história. Brasil livre, soberano, povo pacífico, alegre que convive com sua diversidade cultural. O que foi conquistado ao longo da nossa ainda jovem democracia deve ser defendido respeitando a Constituição e as Instituições republicanas.
 

“DEMOCRACIA é governo do povo, pelo povo e para o povo.”

 


Postagens mais visitadas