Lista Vermelha de aves, anfíbios e répteis ameaçados de extinção é lançada no Ceará

 Sema deve lançar "Livro Vermelho" com todas as espécies de aves, anf&iacu...

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou, nesta quinta-feira, 8, a Lista Vermelha de aves, anfíbios e répteis continentais ameaçados de extinção do Ceará. O Estado é o 11º do Brasil a realizar o mapeamento e deve lançar o Livro Vermelho com todas as espécies com a existência em risco até o final deste ano.

A solenidade de lançamento ocorreu no Auditório do Cine Cocó, em Fortaleza, e contou com a presença de professores, pesquisadores e do secretário da Sema, Arthur Bruno.

O projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Sema, no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente. Conforme o secretário, a lista funciona como um inventário da fauna e da flora cearense, mapeando quais espécies estão sob ameaça de extinção e direcionando políticas de preservação específicas para elas.

“Com a lista, podemos fazer políticas de preservação dessas espécies e ter cuidado com o licenciamento ambiental dos projetos. Ou seja, quando formos construir barragens, estradas ou outras obras públicas, vamos primeiro saber se no local existem espécies em extinção para os cuidados serem redobrados”, afirmou Arthur Bruno.

A Lista Vermelha divide as espécies cearenses em categorias que abrangem desde a que já está extinta àquela que está vulnerável ou criticamente em perigo de desaparecer da fauna do Estado. Para o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador do projeto, Hugo Fernandes, a materialização da lista é um marco histórico, após dois anos de trabalho para a construção coletiva dela.

“Uma lista de fauna ameaçada tem como princípio unir os cientistas para atender uma demanda pública e identificar quais são as espécies prioritárias para ações de conservação e as áreas prioritárias para estabelecer estratégias efetivas de proteção e manejo. Portanto, você economiza tempo e recursos públicos para a tomada de ações precisas de ação”, destacou o coordenador.

Os analistas e assessores técnicos da Lista Vermelha, Bruno Guilhon e Thabata Cavalcante, pontuam que além de servir como instrumento para a elaboração de planos de ação voltados à defesa dessas espécies ameaçadas, a lista também servirá como um “meio de conscientizar a população” que vive no entorno das áreas em que vivem os animais vulneráveis.

Durante a solenidade de lançamento, a professora, bióloga e doutora em Zoologia, Diva Maria Borges Nojosa, da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi homenageada pela Sema em referência ao seu extenso trabalho acadêmico, que inclui a descoberta da serpente Atractus ronnie, também conhecida como cobra-dos-brejos, espécie endêmica da Caatinga e ameaçada de extinção.

A professora aposentada veio de Portugal, onde vive atualmente e dá continuidade às suas pesquisas, para ser premiada na ocasião. Ao O POVO, ela conta que se sente com o “dever cumprido e aliviada” em ver a lista finalmente ser lançada.

“É por meio dos recursos públicos que conseguimos realizar pesquisas em laboratórios e, assim, ter acesso a todos esses dados vistos hoje. Por isso, investir nas produções científicas elaboradas nas universidades é fundamental para o desenvolvimento de projetos como esse”, concluiu a professora.

A divulgação da Lista Vermelha ao público será feita no Diário Oficial da União (DOU), mas ainda não há data exata para que a publicação ocorra. No entanto, segundo o coordenador do projeto, ainda este ano o livro completo com todas as espécies em risco deve ser lançado, compilando peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas