Santa Quitéria notifica primeiro caso suspeito de monkeypox

 

O município de Santa Quitéria notificou o primeiro caso suspeito da monkeypox, conforme as secretarias municipal e estadual de Saúde.

O paciente vem sendo acompanhado desde o último dia 31, segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, e encontra-se isolado em domicílio, sem queixas e com exames coletados.

Este e outros 313 suspeitos estão sendo investigados no Estado, ou seja, aguardam resultado laboratorial, por ter apresentado lesões de pele sugestivas à monkeypox e/ou proctite e/ou inchaço peniano.

Já há transmissão comunitária da doença em Fortaleza e 77 casos confirmados em 12 cidades cearenses, conforme a SESA.

Dentre os casos notificados no Ceará, os sintomas mais apresentados pelos pacientes foram lesões de pele, febre e ínguas (adenomegalia). Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desaparecem por conta própria, geralmente sem complicações. 

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias, como explica o Ministério da Saúde. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.

 

(A Voz de Santa Quitéria)

Postagens mais visitadas